4 atividades que você não pode deixar de fazer em Jericoacoara, no litoral do Ceará

Posted on

Dos simples aos sofisticados, passando por aventureiros solitários e casais apaixonados, Jericoacoara — ou simplesmente Jeri — é um destino que agrada a todos os tipos de pessoas. Localizado a 295 Km de Fortaleza, no Ceará, o paraíso de areias e águas claras oferece a seus visitantes muitos encantos irresistíveis.

Que tal conhecer algumas atividades que você não pode deixar de fazer em Jericoacoara? Confira a seguir 4 dicas para tornar sua viagem à famosa praia do litoral cearense uma experiência fascinante.

1. Visitar a Lagoa do Paraíso

Próximo ao centro da cidade está um dos locais mais procurados por turistas de todo o mundo. A Lagoa do Paraíso é a primeira parada no caminho rumo à Vila de Jericoacoara, e suas águas extremamente azuis deixam claro que o nome que carrega é mais que merecido.

No reservatório é possível dar um mergulho e contemplar o deslumbrante contraste entre a brancura da areia e a tonalidade vibrante da água, além de aproveitar as redes e tirar alguns minutos para um agradável descanso. Imperdível!

2. Curtir o fim de tarde na Duna do Pôr do Sol

Um dos programas mais clássicos de Jeri é também um dos mais incríveis. Todos os dias, centenas de viajantes sobem a Duna do Pôr do Sol para apreciar a despedida do astro e celebrar a chegada da noite após um dia cheio de emoções.

Os tons vermelhos e dourados dos raios solares no céu de Jericoacoara são um verdadeiro espetáculo da natureza, e a energia que toma conta dos espectadores é transcendental. Aproveite para tirar lindas fotografias e registrar esse momento de beleza ímpar.

3. Praticar esportes aquáticos em praias paradisíacas

Jericoacoara é o destino perfeito para os amantes dos esportes e da aventura. Windsurf, kitesurf, stand-up paddle e bodyboard, entre outras, são algumas da modalidades que podem ser praticadas em meio a visuais deslumbrantes, águas convidativas e ventos de intensidade perfeita.

Se você quer adrenalina mas prefere não se arriscar na água, os passeios de buggy e quadriciclo nas dunas são uma ótima opção. As rotas são variadas e incluem, geralmente, visitas a pontos turísticos como a Lagoa do Paraíso e a Árvore da Preguiça.

4. Experimentar o principal prato local: a caranguejada

Sabores, temperos e texturas dos locais que visitamos ajudam a construir uma memória única relacionada a cada um dos lugares que temos oportunidade de conhecer durante a vida. Em Jericoacoara não é diferente, e um dos responsáveis por isso é um importante prato local: a caranguejada.

A receita típica do litoral cearense é preparada com caranguejos da região que podem, em muitos restaurantes, ser escolhidos pelos próprios clientes. Uma experiência gastronômica deliciosa e que diz muito sobre a cultura e a forma de vida regional.

Desbravar estradas de terra e dunas sob o sol do Ceará são esforços que valem muito a pena. Chegar a algumas das mais belas praias do mundo é a recompensa dessa incrível jornada, cheia de paisagens paradisíacas e cenários inesquecíveis. Portanto, reserve desde já um lugar no seu coração para Jericoacoara. Você vai se apaixonar!

E você, já esteve em Jericoacoara ou pretende visitar essa maravilha do litoral brasileiro? Tem alguma dica para nossos apaixonados por viagens e experiências? Deixe seu comentário!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.