Quer ser um guia e oferecer experiências em Minas Gerais. Confira nossas dicas!

Posted on

Minas Gerais é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. As paisagens encantadoras, as cidades cheias de história e a irresistível culinária mineira estão entre os motivos que levam um grande número de pessoas a visitar o estado.

Para escolher entre as inúmeras opções e aproveitar ao máximo o que as terras mineiras têm a oferecer, viajantes e moradores podem contar com a ajuda de um grande aliado: o guia de experiências.

Afinal, o que faz um guia de experiências?

Um guia é alguém que possui habilidades excepcionais e oferece ao público atividades relacionadas a elas. Um professor de Yoga que decide promover aulas com algum diferencial para os usuários de uma plataforma, por exemplo, é um guia de experiências.

Além de conhecimentos diretamente ligados à atividade em si, um bom guia deve saber lidar com o público e trabalhar de forma original, criativa e dinâmica.

Como ser um guia local?

Para ser um guia é necessário ter um perfil em uma plataforma que disponibiliza experiências para o público. Nela são inseridas as atividades oferecidas e informações como ponto de encontro, roteiro e orientações gerais.

Além disso, é possível gerenciar com segurança as reservas recebidas, controlar pagamentos e acompanhar as avaliações e comentários dos usuários, o que ajuda na divulgação.

3 dicas para ser um guia de sucesso

1. Use as belezas do estado a seu favor

Minas Gerais tem belezas naturais de encher os olhos. Lugares mágicos, vistas privilegiadas e um fascinante pôr do sol são elementos que podem contribuir muito na hora de criar experiências memoráveis.

Praticar rapel nos paredões da região metropolitana de Belo Horizonte, contemplar maravilhosas cachoeiras, desbravar trilhas e voar de parapente no Topo do Mundo são apenas algumas das possibilidades.

Use tudo isso a seu favor e ofereça aos participantes a oportunidade de fugir da rotina e recarregar as energias do corpo e da mente em grande estilo.

2. Aproveite toda a riqueza da cultura mineira

A cultura mineira é riquíssima. Museus, igrejas, parques, praças e ruas repletas de história são grandes cenários para momentos preciosos. Assim, criar atividades que valorizem o vasto patrimônio cultural de Minas Gerais é um dos caminhos para o sucesso.

Passeios e excursões pela capital e cidades históricas são excelentes oportunidades para estimular o contato dos participantes com a arquitetura, o artesanato e muitas outras expressões culturais genuinamente mineiras.

Enriqueça a experiência com muitas informações e curiosidades. Deixe sua marca!

3. Explore os sabores de Minas

A culinária mineira é uma das mais prestigiadas do Brasil, e seus deliciosos pratos proporcionam um verdadeiro banquete para aqueles que têm o privilégio de prová-la. Isso sem falar das tradicionais cachaças e cervejas artesanais produzidas no estado.

Com tantos atrativos, as possibilidades para inovar são infinitas. Que tal organizar uma ida com turistas ao mercado para escolher os ingredientes que serão usados na preparação do jantar? Ou, quem sabe, levá-los para conhecer o processo de produção de uma cerveja antes de degustá-la? Seja original!

Muito mais que planejar e conduzir atividades de lazer, guias possuem a grande responsabilidade de oferecer experiências marcantes. Fuja da mesmice, surpreenda seu público e dê às pessoas a chance de viver momentos que serão lembrados por muito tempo!

Gostou das dicas? Agora que você já sabe o que fazer para ser um guia de sucesso, é hora de criar suas experiências e partir para a ação. Sucesso!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.