O Melhor Guia Para Celebrar o Carnaval de Olinda

Posted on Carnaval de Olinda

Olinda é conhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO por sua arquitetura colonial perfeitamente preservada. No entanto, por algumas semanas no ano, ela se transforma para receber o Carnaval mais tradicional do Brasil, com ruas movimentadas, multidões agitadas, música ao vivo sem fim e festas durante todo o dia. Conheça mais sobre o carnaval de Olinda!

Olinda possui um dos carnavais mais animados do Brasil. Localizada ao norte de Recife, no nordeste do país, Olinda é um monumento vivo à história colonial brasileira, apresentando arquitetura do século XVII. Além disso, Olinda possui impressionantes 71 galerias de arte, onde os visitantes podem apreciar a melhor arte contemporânea do Brasil.

O que acontece no carnaval de Olinda?

O carnaval em Olinda é na maioria gratuito e é composto de festas ao ar livre e o som e dança do famoso frevo por todo lugar!

Sobretudo, o Carnaval de Olinda está centrado nas tradições folclóricas. Desse modo, ao invés dos grandes desfiles de samba, enormes figuras são exibidas em toda a cidade, os famosos e conhecidos fantoches e mamulengos. Sendo assim, um dos mais famosos desses enormes bonecos é o Homem da Meia Noite, patrimônio vivo de Pernambuco desde 2006. Ele é carregado pelas ruas à meia-noite para simbolizar o início do Carnaval.

Os fantoches de Olinda

Homem da Meia Noite

Bonecos gigantes representam desde personagens tradicionais do Carnaval até celebridades atuais, brasileiras e internacionais. Fantoches gigantes abrem e fecham as festividades. Assim, o desfile absolutamente lotado liderado pelo Homem da Meia Noite abre todos os Carnaval desde 1932.

Existem algumas histórias para explicar a origem do Homem da Meia Noite. Uma das histórias diz que o criador do boneco foi inspirado por um homem que costumava sair nas ruas de Olinda à noite, pulando as janelas para ficar com as mulheres locais. O homem geralmente se vestia de verde.

Não perca: Recife, viagem completa que você precisa fazer na capital de Pernambuco

Embora o Carnaval comece na sexta-feira, o espírito carnavalesco é tentador demais para resistir, e é por isso que existem várias prévias por toda a cidade.

O carnaval de Olinda é todo sobre festas de rua que acontecem em toda a cidade. Os blocos de rua estão por toda a cidade durante o carnaval.

A primeira festa oficial de carnaval é o Sábado de Zé Pereira. A festa começa no sábado com um grande desfile de bonecos de rua e música ao vivo, e é representado por uma grande estatueta de galo na ponte da cidade, o famoso Galo da Madrugada. Ele atrai uma multidão de cerca de dois milhões de pessoas.

As festas mais queridas e populares de Olinda são as festas de rua que são livres, amigáveis ​​e cheias de gente bebendo, cantando e se misturando.

Há também festas privadas, os camarotes, que geralmente têm bar aberto e comida, mas os ingressos precisam ser comprados com antecedência.

Dicas para o Carnaval em Olinda

A maioria das pessoas gasta todos os dias nos blocos bebendo, por isso tente reservar as suas bebidas ao longo do dia.

Além disso, o Carnaval acontece no meio do verão brasileiro, então os dias são quentes e o sol é intenso. Por isso, certifique-se de beber bastante água durante todo o dia. Há algumas bebidas tradicionais vendidas nas festas, como o Axê, o Pau do Índio e o jurubebe , que são uma mistura de cachaça e várias ervas. Vale a pena experimentar! Mas esteja avisado que são bebidas muito fortes!

Se você gosta de usar fantasias esse é o lugar certo pra usar. Mas lembre-se que os dias são quentes então, certifique-se  de que suas roupas são feitas de um material leve e confortável.

Cuide do seu dinheiro deixando-o em um saco e coloque-o em seu short ou saia. 

Quando ir para carnaval Olinda

A alta temporada de Carnaval acontece em Fevereiro ou Março, e uma coisa para ficar atento ao Carnaval de Olinda é que a festa começa duas semanas antes do carnaval oficial.

Além disso, em Fevereiro pode haver pequenas pancadas de chuva e se o Carnaval cair em março (apesar de março ser um mês chuvoso), isso não atrapalha o carnaval, já que a folia normalmente é no início do mês.

Como chegar ao carnaval de Olinda?

Saindo da Estação Joana Bezerra (CBTU/Metrorec) em Recife, usando transporte público, você chega em até 22 minutos aproximadamente.

Mas, se você ficar hospedado em Jaboatão dos Guararapes, você pode chegar ao carnaval de Olinda em aproximadamente 56 min de ônibus.

As linhas de ônibus que param perto do Carnaval em Olinda:

  • Ônibus – 1987 RIO DOCE (PRÍNCIPE)
  • Ônibus – 1992 PAU AMARELO
  • Ônibus – 820 TI XAMBÁ (CABUGÁ)
  • Ônibus – 910B BARRA DE JANGADA / RIO DOCE

Onde comer ou beber em olinda

No início da noite, uma parada obrigatória é a Bodega de Véio. Um antigo bar bem no centro de Olinda, que é o melhor ponto de encontro para os moradores locais. Tome um copo de cachaça e experimente seus deliciosos bolos de bacalhau.

Para jantar e música ao vivo, nada supera o Bar A Fábrica. Lá você pode ouvir os sons locais do frevomaracatu e forró. 

Leia também: Culinária pernambucana, deliciosa combinação de influências regionais e internacionais

Encontrar amigos nas festas de rua de Olinda nem sempre é fácil. Por isso é melhor ter um ponto de encontro designado onde todos se encontrem antes. Além disso, certifique-se de comer bem antes de sair, pois você precisará dessa energia para acompanhar os blocos carnavalescos.

Onde ficar em Olinda?

As acomodações em Recife e Olinda para o carnaval, normalmente esgotam rapidamente. Por isso, é recomendável que você reserve sua acomodação e passagens aéreas o quanto antes.

Esta época do ano é considerada uma alta temporada, por isso os quartos de hotel podem ficar cheios rapidamente. Sendo assim, reserve tudo com antecedência para o carnaval mais tradicional do Brasil e divirta-se nas ruas da grande Olinda!

Handreza Hayran
Licenciada em Computação pela UFRPE, atua como redatora e possui domínio na aplicação de técnicas de SEO, além da facilidade para se adaptar a diferentes linhas editoriais.