A culinária catarinense é originária de diversas raízes — mais precisamente da italiana, alemã e holandesa. Junto aos outros pratos do sul do Brasil, a cozinha de Santa Catarina é sucesso entre brasileiros e turistas em busca de uma boa experiência cultural.
Conheça agora quatro pratos típicos de SC e suas curiosidades!
1. Polenta
Um prato que vai deixar você preparado para aguentar o frio do sul do país. E não é para menos, já que sua origem remonta aos Alpes italianos ao norte do país europeu.
A polenta é de fácil preparo já que é à base de água e fubá, e com isso, dá muita energia aos trabalhadores rurais nativos do interior de SC.
Além disso, no frio, o corpo humano gasta mais energia para manter a temperatura interna estável. E a polenta oferece quantidade suficiente de calorias para o corpo suportar baixas temperaturas.
A polenta de SC é servida sozinha, ou pode ser acompanhada de arroz, feijão e alguma guarnição como peixe, ou carnes suína ou bovina.
Conheça também: 5 destinos imperdíveis em Santa Catarina
2. Salsicha Bockwurst
A também chamada salsicha Bock, os famosos salsichões alemães são cardápio regular dos catarinenses.
A tradicional receita da salsicha é feita com carnes de vitela e de porco, envolvidas numa tripa natural. Tudo feito à mão como manda a tradição alemã.
Esse prato é bem versátil e pode ser feito cozido, assado ou grelhado. Seu acompanhamento perfeito é a mostarda quente e uma caneca cheia com uma boa cerveja do tipo Bock.
Por ser uma salsicha com pouca gordura e muito saborosa, você verá pratos carregados da Bockwurst sem nenhum acompanhamento ao lado.
Esse preparado é uma das experiências turísticas em SC que mantém as raízes de seu país de origem com fidelidade.
3. Einsbein (joelho de porco)
A carne de porco figura na tradição de consumo alemã, e no sul, é fácil ver muitos criadouros do animal, além de famílias que criam suínos para seu próprio consumo.
O joelho do porco usado para o prato geralmente é das patas dianteiras, e pode ser encontrado in natura ou defumado — para quem gosta do ‘gosto de fumaça’.
Cozido, ele leva cerca de quatro a cinco horas no fogo com especiarias e ervas, como pimenta do reino, louro e cominho. Isso garante que sua carne fique bem macia.
Tradicionalmente o einsbein é servido com chucrute, um preparado de repolho cozido clássico da gastronomia alemã. E ainda pode vir com batatas assadas e a salsicha Bock para incrementar mais ainda esse alimento, que é opção comum nos restaurantes catarinenses.
4. Apfelstrudel
O apfelstrudel surgiu na Hungria, mas foi amplamente difundido pela Alemanha. E com a colonização europeia no Brasil o prato veio na cultura dos colonos e ganhou seu espaço definitivo por aqui.
Para um brasileiro, o nome apfelstrudel pode ser muito difícil de entender e pronunciar, por isso mesmo é mais chamado só como ‘strudel’, uma abreviação.
O significado da palavra completa é ‘folheado de maçã’, e carrega além da fruta, uma massa fina e delicada, canela em pó e açúcar de confeiteiro.
Tudo isso servido quente direto do forno e, acompanhado de sorvete de creme num rancho catarinense, transcende um turismo de experiências.
E ainda dá para melhorar o que já é bom. Há receitas que usam uvas passas no recheio, o que dá um bom contraste de texturas.
Depois de ter visto todas essas maravilhas da culinária de Santa Catarina, fica difícil escolher por qual delas começar a degustação, não é?
Não deixe de ler: Parque das Grutas e Cavernas de Botuverá: uma maravilha em Santa Catarina
E você, já conhecia ou experimentou alguma joia gastronômica dessas? Faça suas malas e vá conhecer essas e outras experiências turísticas de SC. Mas antes, compartilhe esse artigo em suas redes sociais, quem sabe arruma parceiros de viagem?