Você vai adorar esses 5 pratos típicos do Tocantins

Posted on Cuscuz

Falar do Tocantins sem tocar na palavra culinária é um pecado, já que o Estado tem receitas para todos os paladares. Viajar ao local e visitar seus restaurantes é sinônimo de um ótimo turismo de experiências.

Para você ficar com água na boca e antecipar suas passagens de férias, conheça 5 pratos típicos do TO, que você vai adorar experimentar!

1. Peixe enrolado na folha de bananeira

Peixe enrolado na folha de bananeira

Fazer peixe na panela já é bom, mas imagine assado em folhas de bananeira?

O prato é feito com tucunaré, um peixe típico da região, mas pode ser preparado com outras espécies, como tucunaré, corvina, entre outros.

Sempre bem temperado ao alho, azeite, sal, limão e especiarias, o peixe marina nesses temperos antes de ser assado.

Depois que o sabor penetra na carne do pescado, ele é enrolado em folhas de bananeira, e é levado à brasa. Uma boa combinação para esse prato são bananas da terra assadas!

2. Chambari

Chambari

Uma carne bovina não poderia ficar de fora dessa lista de pratos típicos de Tocantins, afinal ela também faz parte de um turismo gastronômico completo!

Há quem diga que as carnes presas aos ossos são mais saborosas. O chambari é um belo exemplo dessa crença gustativa.

O músculo bovino é temperado com ervas, sal, pimenta-de-cheiro, salsinha e coentro e pode ser reforçado com tomates e bastante cebola.

A mistura na panela entrega além de um cheiro sedutor, uma textura e sabor bem saborosos!

3. Feijão tropeiro

Feijão tropeiro

Comer feijão faz bem à saúde porque ele tem bastante ferro, e se misturá-lo a mais ingredientes, faz mais ainda ao paladar!

O feijão tropeiro não é exclusivo do Tocantins, mas é cartão de visitas de restaurantes típicos do Estado.

Temperado com salsinha, bacon, calabresa defumada artesanal do Tocantins (essa é exclusiva!), e farofa para ‘dar liga’, o prato é cheio de sabores!

Essa é uma ótima opção para acompanhar o chambari, já que garante uma boa combinação — ou como dizem os gourmets, uma harmonização perfeita!

4. Frango tostado

Frango tostado

Um franguinho bem temperado, e ainda perfeitamente tostado, vai bem para saborear no calor do Tocantins!

O tempero pode ser feito com especiarias e colorau, para dar um sabor e cor mais realçados à ave.

O restante do gosto fica por conta de muito alho, cebola, toucinho, e pimenta-do-reino — os tocantinenses gostam mesmo dela!

Na mesma panela em que o frango é preparado, muitas batatas também são colocadas. Elas não só ficam com o sabor do tempero do frango, como também bem macias.

Vale experimentar a mistura em pratos grandes e fundos!

5. Cuscuz

Ele é o queridinho das festas juninas e de finais de ano na casa dos parentes. E aqui ele tem seu lugar reservado, e com a clássica receita do Tocantins!

Essa receita leva milho, tomate em cubinhos, cebola, salsinha, e os dois toques especiais da mesa do TO: carne de sol e queijo!

Os sabores e texturas de cada ingrediente são apreciados por quem se aventura nesse turismo gastronômico, de uma forma única!

E para quem sentiu falta do ovo cozido, é só pedir à parte! Fica a dica!

Leia também: 5 lugares sensacionais no Tocantins para você conhecer

Vale lembrar que a maioria dos restaurantes do TO têm esses pratos em seus cardápios. Aí fica fácil de degustar cada um!

Como toda refeição tem um fim, o texto também tem o seu. Mas calma, não fique parado aí pensando em experimentar esses pratos. Arrume suas malas e vá direto para o Tocantins, sentir essas experiências turísticas! Aproveite e compartilhe o post em suas redes sociais!

Felipe Paciullo
Formado em jornalismo, é especializado em redação e produção de conteúdo para web, com foco em SEO. Suas áreas de escrita são principalmente ciclismo, gastronomia, vinhos, e saúde e bem-estar. No Experiências Brasil, somou esses conhecimentos e escreveu nas área de viagens e turismo – https://www.linkedin.com/in/felipe-paciullo/