6 pratos deliciosos da culinária goiana

Posted on

A culinária goiana tem como base ingredientes típicos do centro-oeste e do nordeste do Brasil. Com pratos salgados e doces, são muitas as opções para os paladares dispostos a desfrutar de uma experiência gastronômica de alto nível.

Que tal aproveitar o melhor do turismo gastronômico em terras goianas? Conheça 6 pratos deliciosos da culinária de Goiás para experimentar em sua próxima viagem ao estado!

1. Arroz com pequi

O prato mais famoso da gastronomia goiana é o arroz com pequi. Na receita tradicional, o tempero do arroz é garantido pelos caroços amarelados do pequi, fruto de cheiro forte e sabor adocicado abundante no cerrado.

Usado na medida certa, o pequi empresta à receita características suas exóticas e marcantes. No entanto, para degustar essa delícia é necessário ter um pouco de atenção, pois o caroço do pequi possui espinhos. Por isso, quando pedir o arroz com pequi, a dica roer a fruta.

O arroz com pequi também faz muito sucesso em outras regiões, com grande presença nas mesas do interior de Minas Gerais e do Distrito Federal.

2. Galinhada

A galinhada é mais uma das iguarias típicas de Goiás que contribuem para a fama da culinária do estado pelo Brasil.

A combinação de ingredientes da galinhada — arroz, galinha, pequi, açafrão, cebola, alho, tomate, milho e pimenta-de-cheiro — é responsável por criar um sabor inconfundível, com aromas e texturas característicos.

Portanto, quando estiver em um restaurante em Goiás, não pense duas vezes: peça a galinhada e prepare-se para uma poderosa experiência gastronômica.

3. Empadão

Com massa leve e diversidade de recheios, o famoso empadão goiano consegue a proeza de agradar a todos os paladares.

O assado mais tradicional é recheado com frango desfiado, azeitonas, queijo minas em cubos, linguiça caseira e guariroba, palmito natural do cerrado que confere ao salgado uma característica única.

Outras variações da receita podem incluir carne bovina, suína e muitos outros recheios, sempre com fortes temperos. Existe ainda a versão sem produtos de origem animal, ideal para os apaixonados pelos encantos da culinária vegana.

4. Doce de goiaba

Diferente da conhecida goiabada cascão, o doce de goiaba típico de Goiás é preparado em tachos de cobre, o que garante maior cremosidade e suavidade.

Delicioso, o doce de goiaba goiano ganha sabor ainda mais marcante quando combinado com generosas fatias de queijo minas, em uma mistura que valoriza as características de cada prato. Irresistível!

5. Pamonha

Experimentar a legítima pamonha goiana é um ótimo jeito de vivenciar o turismo de experiências gastronômicas em Goiás. Tradição no estado, a iguaria é sinônimo de amigos e parentes reunidos para saboreá-la.

As versões salgadas da pamonha podem ser feitas com linguiça artesanal, queijo minas e outros ingredientes, sempre temperados com pimenta, cebolinha verde e sal. Já as pamonhas doces geralmente contêm leite condensado e goiabada.

6. Doce de figo

Embora o figo verde não seja doce, nas cozinhas de Goiás ele se transforma em uma sobremesa tentadora. Cozida com canela e açúcar, a fruta ganha sabor adocicado e textura altamente convidativa.

O doce de figo goiano pode ser saboreado sozinho ou usado em receitas como pavês e bolos. Além disso, o caldo que resulta do cozimento também pode ser consumido.

Gostou de conhecer mais sobre as experiências relacionadas ao turismo gastronômico que o estado de Goiás oferece? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e incentive seus amigos a conhecer as maravilhas da cozinha goiana!

Felipe Paciullo
Formado em jornalismo, é especializado em redação e produção de conteúdo para web, com foco em SEO. Suas áreas de escrita são principalmente ciclismo, gastronomia, vinhos, e saúde e bem-estar. No Experiências Brasil, somou esses conhecimentos e escreveu nas área de viagens e turismo – https://www.linkedin.com/in/felipe-paciullo/