4 lugares de Goiás que você deve conhecer

Posted on

O estado de Goiás, que é o mais populoso da região centro-oeste do Brasil, já foi um ponto central da mineração de ouro no país durante décadas. Mas além do minério símbolo de riqueza, Goiás guarda outros tesouros que rendem ótimas experiências turísticas.

Confira agora 4 lugares incríveis de Goiás que você deve conhecer!

1. Cocalzinho de Goiás

Próxima da cidade de Goiânia fica a pequena Cocalzinho de Goiás. A cidade reúne em locais próximos espetaculares montanhas, rios, cachoeiras e grutas. O que facilita muito a vida de turistas em busca de um variado turismo de experiências!

Para aproveitar o visual da região, vá ao Morro dos Pirineus, na serra de mesmo nome. Além de ter toda a beleza natural e preservada da região, é uma grande opção para caminhadas e trilhas.

Outro ponto exuberante de Cocalzinho é a Caverna dos Ecos, o maior lago subterrâneo da América Latina. Prepare-se para descer mais de 140 metros até chegar ao local que tem água transparente e rochas, numa profundidade de até 15 metros.

Para se banhar, a Cachoeira do Girassol é o lugar! Além da cachoeira, que é um ótimo espaço para se divertir, o entorno da atração conta com área para camping, trilhas e tirolesa.

2. Cidade de Goiás

Com um ar histórico e clima aconchegante, A Cidade de Goiás (também conhecida como Goiás Velho) é garantia de um roteiro relaxante e explorador.

As ruas de pedras e os prédios com arquitetura barroca conservam os aspectos da construção da cidade, datada do século XVIII.

Uma das amostras dessa época está no Museu Casa de Cora Coralina, que foi moradia do pai da poetisa Coralina, uma das mais importantes do Brasil.

As ruas e a Praça do Coreto são outras atrações ao ar livre que encantam pelo charme e simplicidade. Nesse passeio você também chega à Igreja do Rosário, que foi feita em 1761.

O Mercado Municipal também faz parte desse roteiro básico pela Cidade de Goiás, onde você deve saborear os famosos empadões goianos!

3. Caldas Novas

A Torre Eiffel está para Paris assim como Caldas Novas está para Goiás. A cidade é uma das mais famosas do Brasil. Não é para menos, afinal ela é a maior estância hidrotermal do mundo.

Atrações aquáticas são o ponto forte da cidade, que conta com parques cheios de toboáguas, piscinas, e claro, águas termais. Basta fazer algumas pesquisas rápidas pela web que você vai encontrar diversas opções.

Mas além dessa experiência cultural, há várias escolhas dentro de Caldas Novas que rendem ótimas histórias!

Uma das opções é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas, com flora e clima típicos do cerrado brasileiro. Dentro do parque você também aproveita a Cachoeira Paredão, com queda d’água de 6 metros e piscina natural!

4. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO em 2001, o Parque dos Veadeiros é um conglomerado de atrações naturais e campo de estudos para turistas e pesquisadores do mundo todo.

Cachoeiras aos montes e morros são boas pedidas para se divertir e refrescar-se em meio ao calor de Goiás. No Parque você encontra a Catarata dos Couros, as Cachoeiras Almécegas, a Cachoeira Santa Bárbara e muitas outras.

Para quem quer um passeio em terra firme, há o Vale da Lua, um local com formações rochosas que lembram o solo lunar. E também o Jardim Maytrea, um campo imenso com flores e visuais incríveis!

Essas são só algumas das atrações do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A reserva natural conta com mais de 20 territórios para desfrutar experiências turísticas inesquecíveis!

E então, já preparou as botas e roupas de banho para aproveitar as trilhas e águas de Goiás? Invista nesse roteiro e enriqueça sua experiência cultural! Deixe seu comentário abaixo dizendo o que achou dessas maravilhas de GO.

Felipe Paciullo
Formado em jornalismo, é especializado em redação e produção de conteúdo para web, com foco em SEO. Suas áreas de escrita são principalmente ciclismo, gastronomia, vinhos, e saúde e bem-estar. No Experiências Brasil, somou esses conhecimentos e escreveu nas área de viagens e turismo – https://www.linkedin.com/in/felipe-paciullo/