Alter do Chão tem as mais belas praias de água doce do Brasil

Posted on Ilha do Amor

Quer conhecer uma das belezas naturais mais encantadoras da região amazônica para levar na memória uma experiência turística inesquecível? Então, você precisa saber um pouco mais sobre Alter do Chão antes de definir a sua próxima viagem.

O lugar paradisíaco ganhou notoriedade depois de 2009, quando o jornal britânico The Guardian publicou reportagem dizendo que Alter do Chão tem as praias de água doce mais bonitas do Brasil.

Porque ir a Alter do Chão

A viagem é longa, mas com certeza, é recompensadora. Alter do Chão é um distrito localizado a 38 km de Santarém, que fica distante 1,4 mil km de Belém, capital do Pará.

Os primeiros viajantes a descobrirem esse tesouro escondido foram os portugueses que, na época do Brasil Colônia, em 1626, batizaram o lugar ainda deserto com o mesmo nome de uma vila do distrito de Portalegre, de Portugal.

Por muitos e muitos anos, Alter do Chão foi uma vila de pescadores com um pequeno comércio local. Mas, nas últimas décadas, o aumento no número de visitantes fez crescer a quantidade de restaurantes e pousadas.

Os viajantes são atraídos pela vazante do Rio Tapajós, que revela faixas de areia cortando o leito e exibindo as águas claras das praias de água doce.

O distrito se formou na margem direita do Rio Tapajós, que nasce no Mato Grosso, banha o Pará e desagua no Rio Amazonas. É do rio que vem um dos pontos fortes da cultura paraense através da lenda do boto amazônico.

O que levar

Como Alter do Chão é um destino de praia, é imprescindível levar biquíni ou sunga, cadeira de praia, guarda-sol e muito protetor solar. Mas, como também há opções de passeios nas trilhas, é interessante colocar na mala roupas leves e um tênis confortável.

Alter do Chão tem cerca de 2 mil habitantes, mas devido ao turismo, o local tem estrutura de restaurantes, mercados e postos de saúde. Por isso, se esquecer alguma coisa, prestigie o comércio local.

Vamos à lista:

  • roupas leves
  • tênis macio
  • roupa de praia
  • boné ou chapéu
  • protetor solar
  • chinelos
  • óculos escuros

Como chegar

Para chegar a Alter do Chão é preciso ir até Santarém. A cidade tem um aeroporto que recebe voos frequentes de Brasília, Belém e Manaus. De Santarém, deve-se seguir de carro pela PA-457 até o distrito. Também há ônibus de linha entre Santarém e o distrito.

Quando ir

Para aproveitar bem a ida até Alter do Chão, escolha os períodos de seca do Rio Tapajós, pois nos meses de cheia, as praias ficam escondidas.

De agosto a dezembro, o nível do Rio Tapajós baixa e surgem as porções de areia. Este é período ideal para conhecer as praias de água doce.

O interessante é que essa época coincide com a alta temporada, sendo uma boa pedida para quem quer levar as crianças que já estão em férias em dezembro.

O que fazer

Alter do Chão é um destino memorável para quem gosta de praia, mas prefere a suavidade da água doce. As praias de areia fina e branca, as trilhas nos parques naturais e as visitas às comunidades caboclas dão o tom do passeio. Veja abaixo as principais atrações:

Praia de Alter do Chão

Alter do Chão

A principal praia desse destino turístico leva o mesmo nome do distrito. O “Caribe” brasileiro fica numa península que é a porta de entrada para outros balneários. Os turistas aproveitam para brincar nas águas e tomar banho de sol na areia quentinha, rodeada por quiosques de sapê com bebidas e lanches.

Festa do Sairé

Festa do Sairé

A Festa do Sairé ou Çairé (não há consenso) é um festival folclórico com 300 anos de tradição, que teria início nas missões jesuíticas na região amazônica. Todos os anos, nos meses de setembro, o festejo reúne elementos religiosos e profanos. O ponto alto da festa é a representação da lenda do boto amazônico.

Floresta Encantada

Floresta Encantada

Ao ir a Alter do Chão não deixe de passear de canoa pelo Largo Verde no passeio conhecido como Floresta Encantada. O cenário é de uma mata de igapó inundada durante seis meses do ano, na época da cheia do Rio Tapajós. O passeio pode ser realizado entre fevereiro e julho.

Ilha do Amor

Ilha do Amor

Um pouco mais distante do vilarejo surge a Ilha do Amor, lugar de beleza inigualável. Com o nível mínimo do Rio Tapajós, em novembro, é possível ir até a ilha caminhando. Mas, na maior parte do ano, o passeio se dá por embarcação. Na ilha, o principal atrativo é o passeio de barco a remo.

Floresta Nacional do Tapajós

É possível percorrer as trilhas da Floresta Nacional do Tapajós e conhecer toda a riqueza da selva amazônica através da flora e fauna da região. A unidade de conservação tem cerca de 600 mil hectares e é rodeada por 160 km de praias de água doce. O trajeto de Alter do Chão até a unidade é feito de barco e dura cerca de um dia, com paradas para banhar-se nas águas e se alimentar.

Praça Sete de Setembro

É o ponto de encontro no distrito de Alter do Chão. Moradores e turistas vão à noite ao local para assistirem apresentações circenses e musicais no palco no centro da praça, além de observarem o luar. A pracinha é rodeada de lojas de artesanato e bares que recebem visitantes para degustarem sucos e pescados da região amazônica.

Comunidades ribeirinhas

A cerca de 30 minutos de lancha de Alter do Chão, o viajante encontra comunidades ribeirinhas que investem em turismo para aumentar a renda. O primeiro ponto de parada é a Comunidade Anã, onde as famílias plantam e criam animais para seu próprio sustento. Próximo dali está Urucureá, onde é possível comprar cestarias feitas pelas mulheres da comunidade. Ambas pertencem à Turiarte (Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta).

Onde Comer

Para se aprofundar na cultura paraense de Alter do Chão nada melhor do que provar as delícias da culinária da região, como o tacacá e a mujica de peixe.

O tacacá é um dos pratos mais representativos. O prato é baseado no tucupi, goma de tapioca, jambu e camarão. A mujica de peixe usa tambaqui, peixe muito encontrado na região, misturado a condimentos e legumes. Confira onde comer em Alter do Chão:

Espaço Alter do Chão

Localizado no mesmo local da extinta Pousada Alter do Chão, o Espaço Alter do Chão é um dos restaurantes mais procurados do vilarejo pela boa comida, música e exposições culturais. No local, são servidos pratos com toques regionais, como mousse de chocolate com geleia de cupuaçu e caipirinhas com frutas regionais.

Siriá

Com um conceito vegetariano e vegano, o restaurante Siriá, em Alter do Chão, oferece opções diferenciadas no cardápio, como a coxinha de legumes, o risoto que leva banana frita, batata dourada e salada com molho de maracujá. O local serve almoço, jantar e lanche da tarde. Turistas que buscam um estilo saudável têm parada obrigatória no restaurante.

Amazônia Pizza

A pizzaria abre apenas fim de semana e é recomendável que se faça a reserva com antecedência para garantir o atendimento. O sabor da pizza é aprovado pela maioria dos visitantes. O cardápio é variado, com as pizzas tradicionais e as especiais, que levam produtos da região. As massas são feitas no mesmo dia da comercialização, ficando ainda mais crocantes.

Arco-íris da Amazônia

Bem no centro de Alter do Chão, ao redor da Praça 7 de Setembro está o restaurante Arco-íris da Amazônia. O local serve comida saudável, com muitas opções de saladas e sucos naturais. Além de se deliciar com a gastronomia, o turista pode apreciar e comprar produtos artesanais feitos com pedrarias regionais, como colares e souvenirs.

Onde ficar

Veja aqui nossas dicas de hospedagem em Alter do Chão:

Você ainda pode conferir outras opções de hospedagem em hotéis, hostels e pousadas nos sites Booking, TripAdvisor e Airbnb.

Se ainda não conhece, o que acha de passar uns dias em Alter do Chão? Você prefere o banho nas águas cristalinas, a aventura nas trilhas, os passeios de barco ou as visitas aos ribeirinhos próximos ao distrito?

Deixe seu comentário com a sua impressão sobre Alter do Chão.

Gizele Silva
Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e especialista em Mídia, Política e Atores Sociais. É produtora de conteúdo para web e redes sociais na área de turismo e empreendedorismo – https://linkedin.com/in/maria-gizele-da-silva-39935a110/.