Provando que não foi feita só para políticos, a capital federal mostra por meio de suas construções a história recente do país e reserva inúmeras experiências turísticas.
O lado bom dos roteiros turísticos pelo Distrito Federal é que muitos lugares são próximos, o que facilita e muito a imersão cultural no lugar. Descubra agora 8 destinos do DF que você precisa conhecer:
1. Palácio da Alvorada
Ao chegar, nada melhor do que conhecer a morada do anfitrião oficial do Brasil, que recebe diplomatas e chefes de Estado de outros países.
A casa oficial do presidente da República Federativa do Brasil foi, assim como a maior parte das construções do DF, projetada por Oscar Niemeyer. Ao redor da arquitetura suntuosa, há um lago de água cristalina com esculturas grandiosas sob ela.
Te recomendamos: Descubra 5 cidades no Rio de Janeiro que você precisa conhecer
O lugar abriga esculturas e quadros monumentais, sala de música, biblioteca e muitas outras curiosidades. O espaço abre gratuitamente para visitas às quartas-feiras das 14h30 às 16h50.
2. Catedral Metropolitana de Brasília
Extremamente diferente de qualquer templo sagrado que você já viu, a Catedral tem um aspecto peculiar digno de fotos por diversos ângulos.
O projeto foi inaugurado em 1970 e é rodeado por 16 colunas de concreto que acompanham o formato único da construção. Dentro da igreja, a iluminação é privilegiada por vitrais com gravuras enormes, espalhados por todo o teto.
De longe, se a Catedral não pode ser avistada de algum ponto da cidade, pode ter certeza que seus sinos serão ouvidos. O campanário externo à Catedral — torre onde ficam os sinos — abriga quatro grandes sinos doados por moradores espanhóis do Brasil.
3. Congresso Nacional
Uma visita para conhecer onde os congressistas colocam suas leis em pauta. A arquitetura da obra é reconhecida mundialmente por seus dois edifícios centrais e cúpulas convexa e côncava, uma de cada lado.
Do lado esquerdo do Congresso (embaixo da cúpula côncava) fica o Senado Federal, e do lado direito (embaixo da cúpula convexa), fica a Câmara dos Deputados.
Prepare seu roteiro ao DF e você pode fazer uma visita interna guiada agendando no site do Congresso Nacional.
4. Memorial dos Povos Indígenas
Mais novo do que as outras construções projetadas por Niemeyer, o Memorial dos Povos Indígenas resgata a nossa cultura e raízes sobre os primeiros povos do Brasil.
Leia também: Mais 5 cidades da Estrada Real que você precisa conhecer
A obra remete a uma maloca — casa típica indígena feita de palha — externamente, e dentro dela há várias peças de tribos nativas do país. As obras simbolizam a diversidade do Brasil e riqueza de tradições.
Um prato cheio para um turismo de experiências novas e ricas!
5. Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha
Construído em 1974 e repaginado para receber os jogos da Copa do Mundo da FIFA de 2014, o popularmente conhecido Mané Garrincha, é imponente.
Seu tamanho não é para menos, já que em suas arquibancadas ele tem capacidade para mais de 70 mil espectadores do esporte mais conhecido do país.
O estádio na verdade é uma das atrações do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna. O espaço conta também com o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet e o Ginásio de Esportes Nilson Nelson.
Você pode escolher até três experiências turísticas num local só!
Visitar esses projetos arquitetônicos é enxergar a história do Brasil de outros ângulos e saber que o Distrito Federal vai muito além do que ser o “centro da política nacional”. A capital do país mostra que é de fato uma ótima alternativa de experiência cultural modificadora de visões.
Quem sabe isso pode despertar em você o desejo de visitar o lugar mais vezes e descobrir outras histórias sobre o país em que você vive? Deixe um comentário abaixo contando pra gente o que você achou desses locais que o DF guarda!