Mais 5 cidades da Estrada Real que você precisa conhecer

Posted on

Há algum tempo atrás, apresentamos 7 cidades na Estrada Real que você precisa conhecer. Mas como somos apaixonados por esse percurso cheio de histórias e paisagens deslumbrantes, decidimos voltar ao assunto e listar mais 5 destinos na Estrada Real que merecem sua visita.

Preparados? Então vamos lá!

1. Congonhas

Integrante do Caminho Velho da Estrada Real, Congonhas possui um rico acervo de arte barroca. O município foi completamente revitalizado nos últimos anos, processo que envolveu a restauração de igrejas, praças e monumentos.

O principal cartão-postal é o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com seus 12 profetas esculpidos em pedra-sabão por Aleijadinho. Do alto da colina onde ficam as esculturas também é possível apreciar o maravilhoso pôr do sol da região.

Outras atrações imperdíveis são o Jardim dos Passos, a Sala dos Milagres, a Romaria, o Museu de Congonhas, a Igreja Nossa Senhora do Rosário e o Museu da Imagem e Memória.

2. Ipoema

Ipoema é um encantador distrito de Itabira, famoso por suas cachoeiras deslumbrantes. Dentre elas, a mais conhecida é a Cachoeira Alta, com 110 metros de altura. Destacam-se também as cachoeiras Boa Vista, Patrocínio Amaro e a Cachoeira do Meio.

No centro, a dica é visitar o Museu do Tropeiro, com sua coleção de itens que remontam à época das expedições realizadas pelos tropeiros, sua rica cultura e seus valores. Por lá também acontece a tradicional Roda de Viola, realizada aos sábados de lua cheia. Não perca!

Leia também: O guia completo de experiências gastronômicas pela Estrada Real

3. Caxambu

Localizada no sul de Minas Gerais, Caxambu é uma importante estância hidromineral. O Parque das Águas é o principal atrativo, com suas águas medicinais e terapêuticas. No parque também é possível caminhar por lindos jardins, passear de charrete ou teleférico e conhecer o artesanato local.

Aproveite para conhecer as cidades vizinhas, como Cruzília — terra do melhor queijo do Brasil —, Baependi e São Lourenço, em um roteiro repleto de natureza, cultura e gastronomia.

4. Aiuruoca

A Igreja Matriz de Aiuruoca é a Igreja Nossa Senhora da Conceição. Faz parte do marco histórico da cidade com suas tradições.

Aiuruoca é uma típica cidadezinha do interior de Minas Gerais. Cravado na Serra da Mantiqueira, o pequeno município parece viver em um ritmo próprio. O charme fica por conta das incríveis belezas naturais, situadas na zona rural da cidade.

Entre as inúmeras atrações da região, destacam-se o Poço das Fadas, a Cachoeira do Fundo e a Cachoeira dos Macacos. Não deixe de conhecer também o Pico do Papagaio, a Prainha e a Cachoeira dos Garcias — considerada uma das mais bonitas do Brasil.

Em algumas épocas do ano, os viajantes que passarem pela cidade podem conferir eventos culturais como a Mostra de Cinema de Aiuruoca e o Festival de Música Sertaneja de Raiz.

5. Rio Acima

Rio Acima fica a 34 km de Belo Horizonte. Na divisa da cidade com a vizinha Itabirito se encontra um dos mais importantes trechos da Estrada Real, usado antigamente por nobres, tropeiros e escravos para ir da Serra do Espinhaço à Serra do Ouro Fino.

Não perca: 7 cidades na Estrada Real que você precisa conhecer

Rio Acima tem como principal atrativo suas inúmeras cachoeiras, que fazem da cidade um dos melhores locais para a prática do rapel em Minas Gerais. A principal é a Chica Dona, com 60 metros de altura, que atrai aventureiros em busca de adrenalina durante todo o ano.

Visite também a Câmara Municipal, o Casarão dos Viana e a Capela de Santa Luzia. Por fim, vá até a cidade de Honório Bicalho, em um percurso de 7 km realizado em pouco menos de uma hora na histórica Maria Fumaça.

Agora que você já conhece algumas das mais importantes cidades da Estrada Real, que tal fazer as malas e começar a explorar essa rota cheia de encantos, cultura e muitas belezas naturais? Prepare-se para viver experiências inesquecíveis!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.