Destinos turísticos da Itália: uma viagem ao passado

Posted on

Que tal viajar à Europa nas próximas férias e visitar os destinos turísticos da Itália? O país é ponto de parada obrigatório no continente. Com lindíssimas construções históricas, resquícios do Império Romano, vulcões adormecidos, montanhas e lagos, os destinos encantam visitantes do mundo inteiro.

Por que ir à Itália?

Palco de diversos fatos históricos, a Itália coleciona prédios antigos que remontam à época do Império Romano. Um exemplo é o Coliseu, em Roma, cenário de lutas de gladiadores. Ele foi concluído ainda no ano 80 d.C.

E por falar em história, na cidade de Verona é possível conhecer a Casa de Julieta. Assim, dá para reviver o amor impossível com Romeu, relatado com drama e poesia por Shakespeare no século 16.

Mas outra preciosidade entre os destinos turísticos da Itália é a riqueza da natureza. Que tal conhecer as Dolomitas, uma cadeia montanhosa que fica nos Alpes Italianos? Ou então avistar o vulcão Vesúvio, na cidade de Nápoles? Ele entrou em erupção pela última vez em 1944 e hoje está inativo.

Porém, é na área urbana das principais cidades da Itália que está o verdadeiro encanto. Veneza, por exemplo, foi considerada a cidade mais bonita do mundo pelo jornal norte-americano The New York Times. “Sem dúvida, a mais bela cidade construída pelo homem”, citou o jornal.

E, então, ficou curioso para conhecer mais sobre os destinos turísticos da Itália? Acompanhe o artigo até o final.

O que levar

Antes de arrumar as malas para a Itália, consulte a previsão do tempo. Dependendo do lugar, o clima é muito diversificado. De qualquer forma, não se esqueça de levar:

  • Roupas leves no verão
  • Blusas quentes no inverno
  • Euro já trocado
  • Adaptador de tomada
  • Calçados confortáveis
  • Garrafinhas de água nos passeios

Como chegar

Você conhece o ditado: “quem tem boca vai a Roma?”. Hoje não é mais preciso perguntar o endereço, basta usar o GPS. Mas o fato é que a Itália é bem servida de linhas aéreas, ferrovias e estradas.

Portanto os principais aeroportos estão em Roma e Milão. Além do mais, há uma ampla oferta de linhas de trem para quem já está circulando pela Europa.

Mas para quem deseja viajar de carro no continente, há duas rodovias principais: a Autoestrada Del Sole e a Adriatica, ligando o Norte ao Sul e os principais destinos turísticos da Itália. 

Quando ir

A Itália possui diversos climas na mesma extensão territorial. Desse modo, é muito bom pesquisar os destinos turísticos da Itália com profundidade para saber o que colocar na mala.

Todavia, de modo geral, é interessante visitar os atrativos italianos entre os meses de março a junho e, na sequência, entre setembro e outubro. Isso porque as temperaturas estão mais amenas, permitindo o melhor aproveitamento dos passeios aos destinos turísticos da Itália.

O que fazer

Quer conhecer a Itália? Reserve um período das suas férias e monte um roteiro bem diversificado, se possível, visitando todos os principais destinos turísticos da Itália. Confira nossas sugestões de passeio:

Coliseu

Vista de frente do Coliseu ao anoitecer

O Coliseu de Roma é, sem sombra de dúvidas, o atrativo principal da Itália. A construção remonta ao século 1 e ao poderio do Império Romano. Portanto o Coliseu é recheado de curiosidades que não caberiam neste artigo.

Mas só para dar um gostinho, o Coliseu tem 45 metros de altura, equivalente a um prédio de 15 andares. Ele foi parcialmente destruído no século 5 após um terremoto. O local foi palco de atrações artísticas e esportivas, como a luta dos gladiadores.

Não é para menos que o atrativo se tornou patrimônio da humanidade pela Unesco e também está na lista das 7 Maravilhas do Mundo.

Torre de Pisa

parte da Torre de Pisa

Quem não fica curioso com a inclinação da Torre de Pisa? Você sabia que o monumento é torto devido ao solo argiloso? Por isso ela se tornou um dos principais destinos turísticos da Itália.

No passado, vários especialistas se reuniram e decidiram colocar contrapesos do lado oposto da inclinação. Por isso, acredita-se que a Torre de Pisa estará estabilizada dentro de alguns anos.

O monumento, de 56 metros de altura, fica na cidade de Pisa e foi construído ainda na Idade Média para guardar os sinos da Catedral de Pisa. Os sinos chegam a pesar mais de três toneladas cada.

O local atrai turistas pela sua importância histórica e pela beleza da sua arquitetura.

Vulcão Vesúvio

Vista de cima do vulcão Vesúvio

O vulcão Vesúvio – gigante adormecido – fica a apenas nove quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, e às margens do mar Mediterrâneo. É impressionante, mas existem moradores no entorno do vulcão, que teve a sua última erupção em 1944.

Mas ela não foi nem de longe parecida com a erupção do ano de 79 d.C, que destruiu completamente as cidades romanas de Pompeia e Herculano.

Assim, o vulcão, que se formou originalmente no mar, atingiu 1.281 metros de altitude e ainda desperta atração e respeito dos visitantes que vão à região.

Casa de Julieta

Casa de Julieta de frente

Quem se emocionou com a história de Romeu e Julieta não pode deixar de visitar a Casa de Julieta, na cidade de Verona, quando estiver visitando a Itália.

Diz a lenda que a casa teria pertencido à família dos Capuleto, apesar de ninguém saber ao certo se o romance relatado por Willian Shakespeare, no século 16, realmente existiu.

O fato é que a casa é aberta aos turistas. As paredes recebem mensagens de amor. Cartinhas românticas são coladas por todas as partes.

A famosa sacada, de onde Julieta ficava à espera de Romeu, é alvo dos visitantes. Embora guias da região relatem que a sacada teria sido construída posteriormente ao romance.

Ponte Vecchio

Um dos cartões postais da Itália é a Ponte Vecchio, na cidade de Firenze, que é cortada pelo Rio Arno.

A travessia está estampada na maioria das fotos de turistas e é guardada pra sempre na memória de quem passa pelo local, tamanha é a sua beleza.

A ponte foi construída em 1345, passou a ser ocupada por açougueiros que ocuparam as lojas suspensas, foi preservada durante a Segunda Guerra Mundial dos ataques alemães.

Atualmente, é procurada por casais apaixonados que prendem cadeados na ponte para demonstrar quão ligados estão com seus parceiros.

Dolomitas

Com certeza, as Dolomitas são uns dos lugares mais lindos do planeta! Elas ficam nos Alpes Italianos e são formadas por um conjunto de 18 picos. O mais alto é o Marmolada, com 3.343 metros de altitude.

O local é visitado por turistas que fazem caminhadas nas trilhas e buscam a paz no magnífico cenário de florestas e pastagens.

Próximo de Veneza, as Dolomitas ficam quase na fronteira com a Áustria e a Suíça. Portanto, carro e ônibus são os meios de transporte mais utilizados para ir até o local.

O local está incluído na lista dos 50 lugares italianos listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Vale a pena conferir!

Onde comer

Depois de passear pelos principais destinos turísticos da Itália bate aquela fome, não é mesmo? Então confira agora algumas das opções da rede gastronômica desse país.

Ad Hoc

Para quem está procurando um restaurante fino bem no centro de Roma encontra o Ad Hoc. A casa é especializada na gastronomia mediterrânea, com destaque para as trufas negras. O restaurante é pequeno e acolhedor, com ótimo atendimento. Reservas online garantem 10% de desconto.

La Colombina

Um lugar ideal para passar uma boa noite com amigos. Assim se define o restaurante La Colombina, em Veneza. O local é pequeno, mas muito aconchegante. Os pratos são baseados na tradição, mas com toques contemporâneos. O local serve ainda pratos típicos venezianos e aperitivos.

Da Donato dal 1956 Antica

Que tal experimentar a verdadeira pizza italiana numa típica tratoria? Em Nápoles, a tratoria Da Donato dal 1956 Antica serve as pizzas e as massas com os sabores dos mais convencionais até os mais exóticos, com frutos do mar. O restaurante é familiar e antigo. Como o próprio nome diz, data de 1956. Vale à pena viver a experiência gastronômica de saborear a verdadeira pizza italiana!

Onde ficar

Agora que você já conhece os principais destinos turísticos da Itália que tal planejar a hospedagem? Pesquise opções nos sites mais conhecidos, como TripAdvisor, Booking e AirBnb. Para ajudar, deixaremos aqui algumas opções.

Em resumo, visitar a Itália é viajar ao passado. Reviver o poderio do Império Romano. Experimentar a paixão de Romeu e Julieta. Sentir o romantismo à flor da pele na Ponte Vecchio. E, na volta, levar muita saudade na bagagem.

Agora é com você! Se já conhece a Itália, comente os pontos turísticos mais interessantes que você conheceu. Mas se ainda planeja conhecer o país da Torre de Pisa deixe nos comentários o seu roteiro preferido.

Gizele Silva
Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e especialista em Mídia, Política e Atores Sociais. É produtora de conteúdo para web e redes sociais na área de turismo e empreendedorismo – https://linkedin.com/in/maria-gizele-da-silva-39935a110/.