Turismo na Espanha: planeje seu roteiro e arrume as malas

Posted on

O país do flamenco e da paelha é um dos principais destinos turísticos da Europa. Afinal, quem não sonha conhecer a charmosa Plaza Mayor, em Madrid, ou renovar o espírito no Caminho de Santiago de Compostela? Portanto, fazer turismo na Espanha é a dica de hoje do Todos Destinos.

Por que ir à Espanha?

Quem está planejando visitar a Europa, deve considerar a viagem à Espanha. Aliás, motivos para isso não faltam.

Afinal, o país que faz fronteira com Portugal e França foi um dos mais importantes em fatos históricos importantes, como as Cruzadas e o poderio mouro na Europa.

O que levar?

Ao optar em fazer turismo na Espanha o visitante deve ter em mente o que colocar nas malas de acordo com a estação de ano e com o destino turístico.

Isso porque as altas temperaturas, mesmo durante o inverno, exigem roupas leves. Enquanto isso, em regiões como a dos Pirineus, o frio intenso e a neve exigem uma mala extra de roupas pesadas. Veja as nossas dicas:

  • Roupas confortáveis e frescas (verão)
  • Casacos, luvas e cachecóis (inverno)
  • Adaptador de tomada
  • Bateria extra de celular
  • Euros já trocados
  • Garrafinha de água nos passeios

Como chegar?

Para os brasileiros, o meio de transporte mais recomendado é o avião. Existem opções de voos diretos partindo dos aeroportos das principais capitais.

Mas para quem já está fazendo um tour pela Europa e quer dar uma passadinha na Espanha, o ideal é utilizar o trem ou trem-bala. Para chegar à região da Ibiza, há muitos serviços de barco e lancha que podem ser usados.

Quando ir

Antes de fazer turismo na Espanha é importante decidir em qual época visitar o país do flamenco.

Portanto, entre junho e setembro de cada ano é alta temporada. Turistas de várias partes do mundo vão em busca do verão quente e agitado das principais cidades espanholas.

Por isso, se a sua intenção é curtir o turismo na Espanha com temperaturas mais amenas e pacotes mais baratos, passeio pelo país nos demais meses.

O que fazer

O Todos Destinos separou lugares incríveis para você incluir no seu passeio à Espanha. Veja a seguir:

Granada

Jardins do Castelo de Alhambra

Um dos principais pontos turísticos da Espanha é a cidade de Granada, na região Sul do país. Ela ficou sob o domínio islâmico por 781 anos. Por isso, há uma forte influência moura na arquitetura e na gastronomia.

Mas o ponto forte de Granada é o Palácio de Alhambra, construído no século 13. Na verdade, ele é um complexo de palácios que exibe todo o luxo dos reis muçulmanos que viveram no passado na região.

Então, ao visitar o local, lembre-se que ele é um dos patrimônios da humanidade classificados pela Unesco.

Barcelona

vista panorâmica de Barcelona

A sensação de quem visita a cidade de Barcelona, na região da Catalunha, é de que está num país diferente, tamanha é a diversidade do lugar em termos culturais.

Assim, quem ama futebol pode conhecer o estádio do Barcelona, um dos times mais famosos do mundo. Já quem prefere a agitação da vida noturna tem os bares e casas noturnas que oferecem muita badalação.

Porém, Barcelona também é destino dos turistas que não abrem mão de uma praia mediterrânea, com paisagens exuberantes na sua viagem de turismo na Espanha. Por outro lado, a cidade espanhola também conta com uma das igrejas mais belas da Europa: o templo da Sagrada Família.

Enfim, atrações não faltam em Barcelona, que recebe 8 milhões de turistas todos os anos.

Ibiza

ilha de Ibiza, na Espanha, com barcos e montanhas

Ibiza é o paraíso dos solteiros para quem opta pelo turismo na Espanha. Isso porque é nos balneários paradisíacos da ilha que estão as melhores casas noturnas e restaurantes da Espanha.

Além disso, as praias de areia branquinha e água cristalina têm festas com muita música eletrônica. Assim, as mais badaladas estão em Bossa, Salinas e San Antoni.

Ibiza fica no arquipélago de Baleares, no Mar Mediterrâneo. Mas quem pensa apenas que “la vida es una fiesta” em Ibiza está enganado! Pois a ilha também possui locais para a prática do yoga e vilas tranquilas para passear.

Madrid

Centro de Madrid, na Espanha, com prédios

A capital mais charmosa da Europa já foi palco das antigas touradas e cenário das ostentações dos velhos reinados. Hoje Madrid – a capital espanhola – recebe aproximadamente 50 milhões de visitantes todos os anos.

Entre as diversas atrações da capital da Espanha estão museus, igrejas, prédios históricos, monumentos e a cultura espanhola, com todo o seu encanto.

Porém um dos lugares mais espetaculares da capital é a Plaza Mayor, bem no centro de Madrid. A praça tem 129 metros de comprimento e 94 metros de largura, repleta de prédios com pórticos. Aliás, o mais conhecido deles é o Arco de Cuchilleros devido a sua imponência.

Pirineus

estradas e montanhas na região dos Pirineus

A Espanha não possui apenas as mais lindas praias e os maravilhosos castelos. Isso porque o país tem um dos principais atrativos naturais da Europa.

Estamos falando da região dos Pirineus, que ganha o mesmo nome da cordilheira que divide a Espanha da França, se constituindo numa fronteira natural entre as duas potências.

Só para constar, nos meses mais quentes na região de Pirineus, o destaque é o encantamento dos rios e lagos. Enquanto que nos meses mais frios, o cenário de transforma para a prática dos esportes de inverno.

Portanto, se você quer ver a neve europeia, visite a região de Pirineus entre dezembro e maio, período das mais baixas temperaturas.

 Andaluzia

Prédio antigo com lago e pontes em Andaluzia, na Espanha

A região mais espanhola da Espanha é Andaluzia, uma comunidade autônoma cuja capital é Sevilha. Só para constar, a região atrai milhares de visitas em busca do turismo de sol e praia. Afinal, ela é banhada pelo oceano Atlântico e pelo mar Mediterrâneo.

Todavia, o que mais chama a atenção é a história expressa nas vilas e castelos. Afinal, a região foi marcada, em sua história, pelo domínio dos reinos medievais e, mais tarde, pelos reis católicos Fernando e Isabel. Tais reis financiaram a viagem de Colombo e a consequente descoberta da América.

Para complementar, a região de Andaluzia possui as mais belas igrejas da Espanha, fruto do período medieval. A catedral de Santa Maria é a maior da Espanha e faz jus à beleza.

Santiago de Compostela

catedral de Santiago com pessoas a frente

Destino de peregrinos, Santiago de Compostela fica na região Noroeste da Espanha. É o terceiro lugar de peregrinação cristã mais famoso do mundo, atrás de Roma e Jerusalém.

Há vários Caminhos de Santiago de Compostela, partindo da Espanha, França e Portugal. Entretanto o Caminho Aragonês, que atravessa terras espanholas, é conhecido por ter as mais belas paisagens naturais e ser um convite à reflexão.

Porém, todos os caminhos levam à Catedral de Santiago, na cidade espanhola. A igreja guarda os restos mortais do apóstolo Tiago, que foi um dos apóstolos mais próximos de Jesus.

Onde comer

Receba agora dicas de restaurantes e lanchonetes para degustar o melhor da comida espanhola. Acompanhe:

Chocolateria San Guinés

Você gosta de churros? E de chocolate? Se sim, você precisa visitar a Chocolateria San Guinés quando estiver em Madrid. O tradicional café, aberto desde 1894, próximo à Puerta Del Sol, serve churros em rolo, molhado no chocolate. É muito saboroso!

Blavis

O restaurante Blavis, localizado em Barcelona, é pequeno e intimista. Ele é ideal para pequenos grupos ou casais. Serve os mais deliciosos pratos da gastronomia mediterrânea. Além de uma variada carta de vinhos. Mas antes de ir ao restaurante, faça reserva pelo site.

Los Montes de Galícia

Fundado em 1997, o restaurante Los Montes de Galícia serve a alta gastronomia espanhola aos seus clientes. Os pratos combinam receitas tradicionais com um toque moderno na apresentação, que é superatraente. Além disso, o atendimento de primeira encanta os clientes.  

Tinto y Tapas

Entre um passei e outro pela capital espanhola, que tal fazer uma paradinha no restaurante Tinto y Tapas, em Madrid? O local é pequeno, mas aconchegante. Ideal para refeições rápidas. O que chama a atenção na casa são os empanados de vários sabores.

Onde ficar

A Espanha tem sempre um hotel que cabe no seu orçamento e nos seus anseios. Confira nossas dicas abaixo. Mas se preferir, amplie sua pesquisa nos sites TripAdvisor, Booking e AirBnb.

Em resumo, a Espanha é um dos principais destinos turísticos da Europa. Não é à toa! O país da dança flamenca possui atrativos para todos os gostos. O calor escaldante do verão é um convite às praias paradisíacas. Já o inverno rigoroso é um destaque na região dos montes.

Portanto, se você gostou dos atrativos culturais e naturais deste país, deixe nos comentários a sua impressão sobre o turismo na Espanha.

Gizele Silva
Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e especialista em Mídia, Política e Atores Sociais. É produtora de conteúdo para web e redes sociais na área de turismo e empreendedorismo – https://linkedin.com/in/maria-gizele-da-silva-39935a110/.