França: o país que encanta turistas do mundo inteiro

Posted on

Conhecer a França é o sonho de muita gente. É verdade que milhares de pessoas já realizaram este sonho. Em 2018, por exemplo, 89 milhões de turistas visitaram a França. Quer conhecer um pouco mais do principal destino turístico do mundo? Leia este artigo até o final!

Por que ir à França?

E, para começar a leitura, uma curiosidade: você sabe por que falamos: “Paris: a cidade-luz”? Muita gente acha que é porque a capital francesa é muito iluminada. Entretanto é porque, nos séculos passados, as cidades francesas atraíam milhares de cabeças pensantes, como artistas e cientistas.

Afinal de contas, o país sempre foi uma potência, conquistando parte do mundo entre os séculos 17 e 19. Até hoje é considerado um dos países mais influentes do bloco europeu.

Tudo isso fez da França um polo histórico e cultural muito atrativo. Tanto é verdade que o país abriga 37 locais considerados como Patrimônio Mundial pela Unesco.

Agora que você já está quase se sentindo em terras francesas, vamos ver mais informações desse país tão encantador.

O que levar

Dependendo dos destinos a serem visitados e da estação do ano é bom colocar na mala roupas confortáveis e sapatos leves. Afinal, caminhar entre os pontos turísticos mais importantes da França é o que você mais vai fazer. Portanto, selecionamos alguns itens indispensáveis para você levar na viagem:

  • Vestidos frescos (para as mulheres)
  • Bermudas e tênis (para os homens)
  • Roupas finas para os passeios noturnos
  • Pelo menos um casaco mais pesado
  • Carregador de celular
  • Euro já trocado (para evitar fila na casa de câmbio)

Como chegar

Do Brasil até a capital Paris são aproximadamente 11 horas de viagem de avião. Há voos diários partindo das principais capitais brasileiras, como São Paulo. Lembre-se que devido ao fuso horário, a França está cinco horas à frente do Brasil.

Aeroporto Charles de Gaulle

A capital Paris tem dois aeroportos: o Charles de Gaulle e o Aeroporto de Orly. Ambos recebem voos das principais partes do mundo. Portanto, o meio de transporte mais recomendado para chegar à França para quem está em outros países é o avião.

No entanto, para quem já está na Europa, o mais indicado é o trem. Entre Londres e Paris, por exemplo, são apenas duas horas de viagem com o trem de alta velocidade, o Eurostar.

Quando ir

O mês de viagem vai depender do seu gosto pessoal. Se você prefere frio, vá no inverno europeu, especialmente entre dezembro e janeiro, quando a neve nas montanhas possibilita a prática de esportes de inverno.

Mas se você é mais “praia”, viaje à França no verão, especialmente em julho e agosto. Em terras parisienses, o clima é bastante ameno. Na dúvida, consulte a previsão meteorológica.

O que fazer

Listamos aqui os principais destinos turísticos da França, especialmente em Paris, que é a capital que mais recebe turistas no mundo. Acompanhe nossas dicas!

Riviera Francesa

Praias afrodisíacas encantam os visitantes

O luxo está estampado na Riviera Francesa. O local também é conhecido como Costa Azul por sediar as águas azuis e paradisíacas da costa do Mar Mediterrâneo. Lá o turista encontra as principais praias, casas de veraneio, lanchas e barcos sofisticados.

Mas nem só de praias vive a Riviera Francesa. A região também é conhecida por belíssimas cidades, como Cannes, que sedia o Festival Internacional de Cinema de Cannes, atraindo celebridades do mundo das artes.

Disney Paris

Parque é opção para os passeios em família

Paris não é destino turístico apenas dos casais apaixonados. A capital da França também é uma boa opção para famílias com crianças. Nesse sentido, a Disney Paris é o sonho dos pequenos que amam personagens como o Mickey Mouse e o Pato Donald.

No entanto, é preciso fazer um certo esforço para ir ao parque temático, que fica a 30 km do centro de Paris. Mas tudo vale a pena para ver a criançada se divertindo.

Arco do Triunfo

Arco tem 50 metros de altura

O Arco do Triunfo foi encomendado pelo imperador Napoleão Bonaparte em 1806 e levou 30 anos para ficar pronto. Símbolo da imponência francesa, o monumento tem 50 metros de altura, equivalente a um prédio de 16 andares.

Tal altura possibilitou que o piloto Charles Godefroy passasse com seu bimotor sob o arco no ano de 1919 numa homenagem aos soldados da 1ª Guerra Mundial.

O atrativo está no encontro das 12 avenidas mais famosas de Paris, incluindo a prestigiada Champs-Élysées, com seus prédios luxuosos.

Palácio de Versalhes

Palácio é símbolo da força da monarquia

Tudo é grandioso quando se fala no Palácio de Versalhes. O luxuoso castelo está localizado num terreno de 800 hectares e tem nada menos que 2.300 quartos.

Um deles foi ocupado pelo rei Luís XIV na sua infância, quando a cidade de Versalhes era uma aldeia rural próxima de Paris. O local que é o ícone da monarquia e do poder francês se tornou um dos principais pontos turísticos da França.

Museu do Louvre

Pirâmide é atração no pátio do museu

Que tal passear entre a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e a Vênus de Milo, de Alexandre de Antioquia? O Museu do Louvre é, sem dúvidas, o mais famoso do planeta.

Ele está localizado na cidade-luz, próximo ao Rio Sena. A própria arquitetura pode ser considerada uma obra de arte. O visitante é recepcionado por uma pirâmide de vidro, com 21 metros de altura e 200 toneladas de vidro.

Torre Eiffel

Pensou que não iríamos falar da Torre Eiffel, o ícone francês? Pois saiba que a construção de ferro, que tem 300 metros de altura, é o ponto turístico mais visitado dos continentes.

Ela foi criada para a Exposição Universal de Paris no ano de 1889 pelo design Gustave Eiffel. Da torre é possível ver a cidade-luz e levar na memória uma experiência inesquecível da França.

Para chegar ao mirante principal é possível usar o elevador ou subir parte dos 1.665 degraus.

Onde comer

Desde a alta gastronomia até os pratos mais simples e as lojas de fast-food estão presentes na rede gastronômica da França. Afinal, por ser ponto de encontro dos turistas de todo o globo, precisa agradar a todos os paladares. Veja nossas dicas de restaurantes:

Epicure

Um dos restaurantes mais estrelados de Paris é o Epicure, localizado junto ao Hotel Bristol. A casa serve pratos da alta gastronomia e faz serviço completo. Elogiado pelos frequentadores, o restaurante também tem pratos veganos e finas sobremesas.

L’Aubergeade

O bistrô L’Aubergeade é administrado por dois irmãos que atendem pessoalmente os clientes. Localizado na região central de Paris, o restaurante tem mesas próximas, que aumentam a sensação de acolhimento. A cozinha resume-se em pratos locais, sem decepcionar ninguém na qualidade do atendimento.

Midi 12

Com preços mais acessíveis, o restaurante Midi 12 encanta pelo sabor dos crepes e a simpatia dos atendentes, que conversam em inglês com os fregueses. A variedade de sabores encanta os turistas com a mistura de crepes doces e salgados, combinados a uma grande variedade de vinhos.

Onde ficar

A rede hoteleira de Paris e outros municípios da França estão à altura da exigência dos turistas. Acompanhe nossas principais dicas:

Para continuar pesquisando sobre as opções de hospedagem da França, acesse os sites Booking, Trip Advisor e AirBnb.

Em resumo, a França é o destino internacional dos desejos, tanto de casais enamorados, de famílias e de aventureiros que querem desbravar o mundo.

Gostou desse artigo? Aproveite e deixe nos comentários a sua impressão sobre a França e os seus monumentos fantásticos.

Gizele Silva
Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e especialista em Mídia, Política e Atores Sociais. É produtora de conteúdo para web e redes sociais na área de turismo e empreendedorismo – https://linkedin.com/in/maria-gizele-da-silva-39935a110/.