Carnaval de Recife: Frevo, Samba, Maracatu e Mangue

Posted on

O carnaval de Recife e Olinda é conhecido como um dos mais democráticos do país. Já que praticamente todos os carros alegóricos e desfiles são gratuitos para o público.

Confira uma prévia do carnaval

Conhecidos localmente como prévias, o povo de Recife e Olinda começa o carnaval vários meses antes com uma série de desfiles de rua. 

Moradores e turistas são convidados a participar e dançar a noite toda dos desfiles de rua.

Frevo e Maracatu

carnaval de Recife

O frevo é o estilo de música mais popular do carnaval do Recife. Esse estilo originou-se de uma combinação de culturas europeias e afro-brasileiras.

Mais do que um espetáculo comercial, o carnaval de Recife é gratuito para todos, com os moradores participando de seus próprios grupos carnavalescos. Assim, eles tocam sua própria variedade de músicas e até planejam suas rotas pela cidade do Recife.

Galo da Madrugada no Carnaval de Olinda e Recife

O carnaval de Recife tem turistas e brasileiros curtindo uma semana inteira de dança e festa. Desse modo, a cidade antiga do Recife Antigo ganha vida durante o carnaval com palcos de música em toda a cidade.

Sendo assim, para conhecer a cultura de Recife, a melhor época para planejar sua viagem é durante o carnaval de 4 dias até a quarta-feira de cinzas, o começo da estação cristã da Quaresma.

Não deixe de ler: Recife, uma viagem completa que você precisa fazer na capital de Pernambuco

Sem dúvida, o carnaval de Recife é um dos maiores eventos do Brasil, com centenas de pessoas dançando ao som do frevo, do samba, do maracatu e do mangue

Por fim, você não vai querer perder a atração principal que é realizada na Praça do Pátio de São Pedro. Atração liderada pelo Galo da Madrugada ou Galo da Aurora. 

Blocos de carnaval

carnaval de Recife

Ruas como a Rua Bernardo Vieira de Melo e a Rua do Bonfim se enchem de foliões antes da hora do almoço, transformando-se em uma festa gigante no final do dia. 

Cada rua é marcada por seu próprio bloco ou banda de rua de Carnaval, cada um mantendo seu estilo único. Por isso, Olinda é uma excelente opção para comemorar o Carnaval com um toque nativo brasileiro.

Um bloco ou uma festa de rua conhecida como as “Novas Virgens do Bairro Novo de Olinda” com uma multidão de 200 mil pessoas é a primeira a anunciar as celebrações do Carnaval. As multidões aumentam à medida que o desfile segue à beira-mar no domingo anterior ao início oficial Carnaval.

Sobretudo, a paixão pelo frevo é sentida no carnaval de Recife. Pois lá, os sons de alta energia do frevo começam no início da manhã de sábado com o Desfile do Galo da Madrugada.

Então, você pode se juntar à multidão de mais de 2 milhões de pessoas ao longo da rota de quatro quilômetros ao redor da área central de Recife, e festejar até o raiar do dia.

Recife e a Noite dos Tambores Silenciosos

Outro evento espetacular é a Noite dos Tambores Silenciosos, que acontece na Praça Terço, em Recife. 

A noite dos tambores silenciosos é uma cerimônia de sincretismo religioso realizada em pleno Carnaval do Recife. A cerimônia acontece na noite de segunda-feira, no Pátio do Terço.

A cerimônia reúne maracatus de Pernambuco, para louvar a Virgem do Rosário, padroeira dos negros.

O centro se transforma em uma mini África, onde os tambores batem ao ritmo do samba, afoxé, maracatus e reggae, ficando cada vez mais intensos à medida que a meia-noite se aproxima. 

E então, ao bater da meia-noite, os tambores silenciam em homenagem aos ancestrais da cidade.

Dicas para curtir o carnaval em Recife

frevo

Certamente, o Recife Antigo é o melhor da noite. À noite, a ação se move a poucos quarteirões de distância do Recife Antigo. Lá as bandas ao vivo tocam uma mistura de estilos. 

As temperaturas caem significativamente após o anoitecer trazendo algum alívio para os foliões do calor sufocante.

Mas além disso, você também pode visitar as praias (Paiva e Porto de Galinhas).

Leia também: Culinária pernambucana, uma deliciosa combinação de influências regionais e internacionais

Sendo que o melhor lugar para bares é em Boa Viagem. Já em Olinda você encontrará muitas lembranças artesanais e a melhor caipirinha do Alto da Sé.

Em Recife o que predomina é o calor durante todo o dia. Como é uma festa de rua com tantas pessoas, você tem que ter alguns cuidados como:

  • Não levar nada valioso
  • Fique atento ao início da temporada de carnaval (as datas mudam a cada ano).
  • Mantenha-se hidratado e não procure o banheiro no último minuto! Pois longas filas podem surgir.
  • Use calçado confortável que proteja os seus pés (tênis sempre são uma boa opção).
  • Você pode usar transporte público (metrô ou ônibus) que é uma opção mais barata na maioria dos casos, ou aplicativos de transporte.
  • Beber é permitido nas ruas, por isso, se você não conseguir um lugar em um bar, você pode obter uma bebida e beber durante a curtição.

No fim é só aproveitar e curtir a festa!

Handreza Hayran
Licenciada em Computação pela UFRPE, atua como redatora e possui domínio na aplicação de técnicas de SEO, além da facilidade para se adaptar a diferentes linhas editoriais.