Dicas para comemorar o Carnaval do Rio de Janeiro

Posted on carnaval do rio de janeiro

A celebração do Carnaval do Rio de Janeiro é, sem dúvida, o espetáculo mais esperado de milhões de brasileiros e visitantes da cidade maravilhosa.

A festa acontece no Sambódromo, mas também estão disponíveis os blocos , e bailes. 

O carnaval do Rio de Janeiro começa na sexta-feira, quando o prefeito do Rio entrega as chaves da cidade para o rei Momo, uma figura mítica que é dito que lidera as festividades. A tradição remonta a 1933.

Oficialmente, o carnaval do Rio de Janeiro vai de sexta a noite até o meio dia na quarta feira de cinzas.

Festa no Sambódromo da Marquês de Sapucaí

carnaval do rio de janeiro

A parte mais espetacular do carnaval do Rio de Janeiro é quando as principais escolas de samba da cidade competem na arena do sambódromo, com desfiles de carros alegóricos e milhares de dançarinos.

Um desfile típico incluirá carros alegóricos, festeiros e decorações das escolas de samba do Rio. Os desfiles são divertidos, coloridos e imensamente enérgicos.

As performances são classificadas por um painel de juízes que, no final, declarará um vencedor.

Leia também: Descubra 5 cidades no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Para chegar ao Sambódromo, pegue um táxi ou um ônibus direto do hotel até a entrada, ou peça um carro por aplicativo.

Mas tenha em mente que, durante o carnaval do Rio de Janeiro, há dezenas de festas de rua com dezenas de milhares de pessoas, o que causa grandes atrasos no tráfego se você usar as estradas.

A maneira mais fácil de chegar ao Sambódromo é pegar o metrô até a Praça Onze e andar os 15 minutos.

Dicas para curtir o desfile:

  • Seu assento é nas arquibancadas? Então leve um travesseiro ou almofada com você. Arquibancadas de concreto podem ser desconfortáveis ​​depois de algumas horas.
  • Leve uma capa de chuva com você em caso de chuva. Embora os guarda-chuvas sejam permitidos, eles não são bem-vindos porque bloqueiam a visão das pessoas atrás de você.
  • Uma vez dentro do Sambódromo , você está livre para se movimentar pelo prédio. No entanto, tenha em mente que você não poderá entrar novamente se sair do prédio.
  • Você pode encontrar barracas de comida ao redor do Sambódromo, para que você não fique com fome ou com sede.
  • Fotografias, flashes e vídeos são permitidos (para uso pessoal). Então não saia da cidade sem tirar boas fotos desta noite inesquecível!

Blocos de carnaval

carnaval do rio de janeiro

Paralelamente aos desfiles das escolas de samba estão as festas de rua. Os blocos percorrem as ruas incentivando os festeiros a dançar, curtir a música, beber e socializar.

Dirija-se ao centro para desfrutar de blocos como o Cordão do Boitatá, que atrai famílias, bem como festeiros e onde os figurinos são altamente incentivados.

Além disso, tem também o bloco Cordão do Bola Preta, o primeiro bloco oficial do carnaval do Rio de Janeiro. Ele é, sem dúvida, o maior bloco, com participações de aproximadamente um milhão de pessoas. Ao participar desse bloco certifique-se de vestir-se de bolinhas pretas e brancas.

Para os blocos mais silenciosos, mas animados e sem as grandes multidões, dirija-se ao bairro do Jardim Botânico. Os blocos percorrem as ruas frondosas da área e tendem a atrair um público mais jovem, muito menor.

O que devo saber antes de ir?

Para começar, se você quiser encontrar uma boa hospedagem, é fundamental reservar com antecedência. Sendo assim, os viajantes devem planejar a reserva de hotéis e albergues pelo menos seis meses antes do Carnaval. 

Não perca a festa do Samba realizado no Sambódromo, compre ingressos com antecedência. 

Prepare-se para uma festa séria, mas não se esqueça de relaxar também, curtindo a praia.

Se você quer aproveitar o carnaval do Rio de Janeiro até o último dia, você tem que encontrar maneiras de se divertir de maneira saudável. 

As principais dicas são:

  • Beba muita água. O tempo pode deixá-lo realmente desidratado ou mesmo doente.
  • Coma bem. Eu sei que hambúrgueres e cachorros-quentes são os melhores, mas não faça deles sua única comida.
  • se protetor solar. O sol é intenso, de verdade! 

Onde comer?

O Rio de Janeiro é quente, com temperaturas altas no verão. Assim, se você preferir um almoço ou jantar mais leve, considere tentar uma refeição rápida em algumas barracas de comida de rua.

Você vai encontrar vendedores de comida de rua nas calçadas de Copacabana ao Leblon e nos blocos de carnaval. Eles servem um sortimento surpreendente de doces e salgados. 

Não perca: Descubra as cervejas artesanais de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro

Cuide das suas coisas

A regra é simples: leve o mínimo possível com você. Dinheiro, documentos, telefone, um número de contato de emergência, chave de hotel e endereço. Isso é tudo que você precisa. 

Mantenha essas coisas perto de seu corpo, não deixe em um bolso de fácil acesso ou bolsa aberta. Por fim, vá em frente e divirta-se!

Se você tiver mais alguma dica, compartilhe nos comentários abaixo!

Handreza Hayran
Licenciada em Computação pela UFRPE, atua como redatora e possui domínio na aplicação de técnicas de SEO, além da facilidade para se adaptar a diferentes linhas editoriais.