Descubra 5 cidades no Rio de Janeiro que você precisa conhecer

Posted on

O estado do Rio de Janeiro possui belezas naturais de encher os olhos. Seja no mar, no céu ou na terra, as paisagens fluminenses são também cenários perfeitos para os amantes dos esportes radicais, com sua diversidade geográfica que garante lazer e emoções intensas.

Se você é apaixonado por adrenalina e gosta de praticar atividades desafiadoras cercado pela natureza, descubra a seguir 5 cidades no Rio de Janeiro que você não pode deixar de visitar.

1. Arraial do Cabo

Poucos minutos nas águas transparentes de Arraial do Cabo são suficientes para entender por que a cidade é considerada um dos melhores pontos de mergulho do Brasil.

Há roteiros fascinantes para amadores e profissionais. Seja em águas rasas, em grandes profundidades ou até mesmo em restos de naufrágios e grutas subaquáticas, não faltam atrativos capazes de deixar qualquer um com vontade de repetir a experiência.

A riqueza da vida marinha também impressiona. Tartarugas, peixes de todos os tipos, cavalos-marinhos, arraias e golfinhos são algumas das espécies comuns na região. Com um pouco de sorte, é possível ainda ver grandes baleias e até mesmo pinguins.

Leve a câmera e prepare-se para fazer maravilhosos registros!

Leia também nosso artigo: Arraial do Cabo, 7 ótimos lugares para você conhecer na cidade

2. Guapimirim

Guapimirim fica próxima às famosas cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis. Embora não seja conhecida como suas vizinhas, o pequeno município é igualmente encantador. Matas de incrível beleza e cachoeiras cristalinas compõem os roteiros disponíveis para turistas e moradores.

As trilhas em meio à vegetação, as quedas d’água e as imponentes formações rochosas são ótimas opções para os adeptos do trekking, do montanhismo e do base jump — modalidade que envolve saltos com roupas especiais e exige bastante preparação. O Parque Nacional Serra dos Órgãos e o Dedo de Deus são dois pontos que vale a pena visitar.

Entre uma aventura e outra, há ainda um grande leque de atividades culturais, como visitas a museus. observação de ruínas históricas e excursões que detalham os processos de fabricação de produtos como a borracha e a cachaça.

3. Rio de Janeiro

Homenageada por poetas, músicos e artistas de diversas épocas, a Cidade Maravilhosa oferece uma enorme variedade de possibilidades para os praticantes de esportes radicais.

Entre elas se destacam as trilhas que levam a mirantes de onde se pode ver a capital fluminense por diferentes ângulos. O Parque da Catacumba, o Morro da Urca, o Forte do Leme e a trilha da Pedra Bonita são opções para iniciantes, enquanto a Pedra da Gávea e o Parque Lage são passeios que exigem maior experiência e preparo físico.

Outra atividade apreciada pelos amantes da aventura é o voo livre. Partindo da Pedra Bonita, em São Conrado, é possível ver maravilhas como o Cristo Redentor, a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. Imperdível!

4. Três Rios

Localizada a cerca de 120 Km da capital, Três Rios se destaca por ser o local perfeito para a prática do rafting, atividade realizada por meio da descida de corredeiras em equipe com o uso de botes infláveis e equipamentos de segurança.

Com percursos que contemplam vários níveis de dificuldade, a cidade apresenta possibilidades para todo tipo de praticante. Além disso, é possível observar diversas espécies de plantas e animais que vivem nas matas da região, compostas por vegetação da Mata Atlântica muito bem conservada.

5. Araruama

Assim como Arraial do Cabo, Araruama também integra a Região dos Lagos. Muito procurada por turistas de estados como Minas Gerais e Espírito Santo, a cidade é um verdadeiro paraíso para praticantes de atividades ao ar livre.

Na Lagoa de Araruama, os ventos constantes tornam as águas ideais para a prática de modalidades como kitesurf, windsurf e stand up paddle. Na Praia do Areal, praticantes de vela e caiaque sentem-se verdadeiramente em casa, enquanto Massambaba é um famoso reduto de surfistas. Há também inúmeras outras praias e lagoas para a prática de esportes náuticos.

Se você procura aventuras em terra firme, confira as trilhas e a linda vista do Mirante da Paz, além das emoções de um passeio de buggy pelas vastas areias da Praia do Vargas.

E então, pronto para cair na estrada e viver todas essas sensações? Tem dicas para compartilhar com outros apaixonados por viagens e esportes radicais? Deixe seu comentário!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.