Conheça os sabores e encantos da culinária capixaba

Posted on

O Espírito Santo é um destino com muitos atrativos a serem explorados. Belas praias, locais cheios de história, antigos costumes e diferentes tipos de paisagens dão a seus roteiros um charme inigualável e a capacidade de servir como cenário para momentos memoráveis.

Contudo, uma das características que mais encantam viajantes do mundo todo é a rica gastronomia local. De tradição basicamente pesqueira, a culinária do estado recebeu contribuições que ajudaram a criar combinações perfeitas para todos os paladares.

Quer aprender um pouco mais sobre os encantos da cozinha capixaba? Confira a seguir!

A mistura de influências e os principais pratos da culinária capixaba

A culinária capixaba é bastante eclética, o que se justifica pelas diversas influências que recebeu ao longo dos anos. A tradição do consumo de frutos do mar aliada às heranças africanas e indígenas fazem dos pratos regionais o resultado de uma mistura espetacular de sabores.

A famosa moqueca é a grande estrela dos cardápios locais. Diferente da versão baiana por não levar leite de coco e azeite de dendê, a iguaria é cozida sem água, apenas com o peixe, vegetais e temperos, entre os quais se destacam o coentro e o urucum.

Outras receitas muito apreciadas são a muma de siri, a mariscada, a caranguejada, o brote — tipo de pão feito com milho em vez de trigo — e a torta capixaba, preparada com siri desfiado, camarão, ostra, sururu, bacalhau e palmito.

A posterior chegada de imigrantes europeus como italianos e portugueses — e de povos de outros estados brasileiros também teve papel decisivo na formação da singular cultura gastronômica do Espírito Santo, com a incorporação de pratos como a polenta, o vatapá, a costelinha e uma grande variedade de risotos.

Para os que não dispensam uma boa sobremesa, os doces espírito-santenses são um capítulo à parte. Entre os mais conhecidos estão o muxá, a torta gaeta, os chocolates e o delicioso picolé de abóbora com coco.

Ficou com água na boca? Não deixe de degustar as marcantes delícias da culinária capixaba entre idas a belas praias, programas culturais e muitas outras experiências inesquecíveis!

Panela de barro: o segredo por trás do sabor

Com uma história que remete aos tempos da grande presença de tribos indígenas no litoral do estado, a panela de barro é uma das expressões culturais mais importantes do Espírito Santo.

Até os dias de hoje, as famosas peças são consideradas fundamentais na obtenção da verdadeira essência da culinária local. Segundo especialistas, pratos como a moqueca, a torta capixaba e caldos variados só atingem o máximo sabor quando preparados na panela de barro, o que explica o enorme prestígio do tradicional utensílio.

A fábrica das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, está aberta para visitação. No local é possível comprar peças, conferir o rico trabalho das artesãs da região e até mesmo botar a mão na massa — ou melhor, na argila — e modelar uma panela. Imperdível!

E então, ficou com vontade experimentar as delícias da culinária capixaba? Conhece alguma receita ou prato que gostaria de recomendar? Deixe seu comentário e compartilhe o post com os amigos nas redes sociais!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.