6 destinos no Rio Grande do Norte para viver experiências inesquecíveis

Posted on

Simpático, ensolarado, lindo e acolhedor. Estes são apenas alguns dos adjetivos que podem ser usados para descrever o Rio Grande do Norte. Com mais de 400 Km de litoral e cenários ideais para a prática de esportes e muitas outras atividades, o estado tem no turismo uma das principais bases de sua economia.

Quer saber mais sobre as paisagens paradisíacas, o sol intenso, maravilhosas dunas e muitas outras atrações que o estado tem a oferecer? Confira a seguir 6 destinos no Rio Grande do Norte para viver experiências inesquecíveis:

1. Natal

Fundada no século XVI, a capital do Rio Grande do Norte é conhecida como Cidade do Sol. Entre os principais pontos turísticos estão a Praia da Ponta Negra, o Morro do Careca, a Ponte Newton Navarro, o Forte dos Reis Magos e a Praia dos Artistas, com seus coqueiros e quiosques.

Além disso, a cidade conta com opções culturais bastante diversificadas, como festivais de música e teatro, feiras de artesanato e produtos típicos, restaurantes e vida noturna agitada.

2. Dunas de Genipabu

Foto: Sonia Furtado

A cerca de 30 Km da capital potiguar, na cidade de Extremoz, o Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu abriga as famosas Dunas de Genipabu. Por lá, a dica é fazer o passeio de buggy, praticar atividades como tirolesa e caiaque e se refrescar nas águas tranquilas.

Uma das curiosidades de Genipabu é a possibilidade de turistas interagirem com dromedários — parentes próximos dos camelos — em passeios pelas lagoas e areias do pequeno município.

3. Maracajaú

Que tal nadar em meio a recifes de corais que surgem em águas tão transparentes que lembram os mares do Caribe? Pois é exatamente essa a sensação de visitar as piscinas naturais — ou parrachos — de Maracajaú, a 60 Km de Natal.

Leia também: 4 atividades que você não pode deixar de fazer em Jericoacoara, no litoral do Ceará

Uma das principais atividades no cenário de impressionante beleza é o mergulho autônomo com cilindro e o snorkeling, que dão aos visitantes a noção de que as maravilhas do local estão por toda a parte, tanto acima quanto abaixo do nível do mar.

4. São Miguel do Gostoso

Distante aproximadamente 120 Km de Natal, São Miguel do Gostoso é o lugar perfeito para a prática de esportes como o windsurf e kitesurf, devido aos fortes ventos que agitam as águas e ditam o ritmo da cidade.

Aqueles que buscam sossego e descanso devem visitar a praia de Tourinhos, menos agitada e ideal para curtir o pôr do sol e se encantar com a visão das pedras antigas que formam a paisagem local.

5. Praia da Pipa

A cerca de 8 Km de distância da pacata Tibau do Sul, Pipa é destino obrigatório no Rio Grande do Norte. Popular entre surfistas e praticantes de esportes náuticos, suas paisagens contam como dunas, falésias, coqueirais, formações rochosas e areias finas e claras.

Cavalgadas, passeios de barco, mergulhos e caminhadas estão entre as principais atividades a ser realizadas em Pipa, que conta com boa infraestrutura para turistas e oferece diversão para todos os tipos de público.

A vida noturna também é destaque, com opções que incluem restaurantes, casas de shows e espaços para os apaixonados por forró, samba e muitos outros ritmos.

6. Galinhos

Localizada no norte do estado, Galinhos é um vilarejo de casas rústicas de difícil acesso. As dificuldades de chegar, porém, são imediatamente recompensadas pelas praias desertas e cenários praticamente inexplorados.

Conferir o pôr do sol na Ponta do Farol, visitar as dunas de sal da região e conhecer as cooperativas de artesanato locais são apenas algumas das opções para quem quiser conhecer de perto as maravilhas e a simplicidade de um dos lugares mais bonitos do Brasil.

E então, o que achou das dicas? Conhece algum outro lugar no Rio Grande do Norte que vale a pena conhecer? Deixe seu comentário e ajude nossos apaixonados por viagens a traçar o roteiro da próxima visita a esse simpático e ensolarado estado brasileiro!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.