O carnaval de Salvador é a maior festa de rua do mundo. Mais de 2 milhões de pessoas (locais e turistas) participam para comemorar.
No entanto, no carnaval de Salvador não há escolas de samba com fantasias extravagantes e grandes carros alegóricos. Na verdade, quase não há samba. Pois a batida é o axé, o ritmo baiano único que combina a percussão africana com o reggae e a energia brasileira.
Assim, o verdadeiro sabor africano da tradição carnavalesca brasileira só pode ser experimentado no Carnaval de Salvador. As expressões fervorosas do folclore Afro Brasileiro, música e dança são trazidas pelos Trios Elétricos.
Blocos
Todos os blocos seguem uma das três rotas de desfile e começam nos horários designados. A maioria dos blocos levará de 4 a 6 horas para completar o curso.
As rotas são Osmar, Dodô e Batatinha.
A rota Osmar é de 7km de extensão começa na Rua Araujo Pinha em Campo Grande, sobe a Avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves, e retorna ao Campo Grande pela Avenida Carlos Gomes.
Similarmente, a rota do Dodô foi projetada para acomodar o aumento do número de blocos. Assim ela segue a estrada costeira de Ponto da Barra até a Praia de Ondina.
Batatinha (circuito do Pelourinho) é o caminho preferido para os blocos Afro axé de percussão pesada. Já que esse percurso do bloco percorre a cidade velha. Os blocos desfilam de sexta a terça-feira, alguns em 3 dias, outros em 4.
Mas para aqueles que não gostam de mergulhar em uma multidão agitada, o Camarote é a solução perfeita.
A praia de Ondina marca o final do circuito de Carnaval para os Trios.
Dicas para curtir o carnaval de Salvador
- Primeiramente, não leve objetos de valor com você
- Leve uma cópia do seu RG ou carteira de motorista.
- Apenas leve o dinheiro que achar que precisará.
- Para blocos basta usar o seu abadá, shorts e tênis.
- Sapatos confortáveis são a chave para o sucesso. Então, esteja preparado para andar longas distâncias.
- Infelizmente, o transporte público em Salvador não é ótimo, então sua melhor opção é se locomover a pé ou de táxi/ aplicativo móvel.
- Certifique-se de beber toneladas de água! Pois como o Carnaval em Salvador começa por volta do meio-dia e se prolonga até tarde da noite, é preciso garantir que você fique bem hidratado.
- Os artistas se apresentam no topo dos Trios Elétricos, que seguem uma das rotas de Carnaval de quatro a sete horas de duração ao redor de Salvador. Certifique-se de pegar um mapa das rotas de Carnaval!
O que visitar em Salvador?
Você ainda pode desfrutar das atrações de Salvador, que incluem um o centro histórico da cidade, uma rica história que é atada com a herança africana e lindas praias.
Pelourinho
Classificado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o bairro do Pelourinho é um dos lugares mais famosos de Salvador. Sendo assim, este centro histórico da cidade é um lugar vibrante, onde você encontrará vários restaurantes, produtos artesanais e a famosa percussão de Olodum.
Farol da Barra
Um dos circuitos de Carnaval começa em frente a esta praia. Os ‘Trios Elétricos” formam uma enorme fila perto do farol esperando o show começar.
Maneiras de aproveitar o carnaval de Salvador
Há três maneiras de experimentar o Carnaval na Bahia. Por uma taxa, você pode entrar em um bloco. Se você quer estar no meio de toda a ação, então este é o melhor lugar para estar.
Para aqueles que não estão muito interessados em festas, mas querem aproveitar toda a diversão, os camarotes são a escolha perfeita. No entanto, estes têm um preço.
E para estar no meio de todos, você pode ver os blocos por trás das cordas ao longo do caminho. Mas estes são geralmente lotados, mas podem ser uma experiência emocionante e é livre de custos.