4 razões para visitar a Bahia nas próximas férias

Posted on

Desde a chegada das primeiras caravelas portuguesas ao Brasil até os dias de hoje, a Bahia mantém inalterada sua capacidade de fascinar todos que têm a oportunidade de conhecer suas belezas de perto.

De acordo com o Ministério do Turismo, mais de 150 cidades baianas possuem algum tipo de potencial turístico, o que atrai, todos os anos, milhões de visitantes prontos para se deixar levar pelos encantos que a Boa Terra pode oferecer.

Mas você sabe por que a Bahia é tão popular entre turistas do mundo todo? Confira a seguir 4 motivos que fazem do estado um dos destinos mais visitados do Brasil:

1. Belezas naturais de tirar o fôlego

As praias baianas estão entre as mais procuradas por visitantes de todas as partes. Lugares paradisíacos como Morro de São Paulo, Boipeba, Moreré e Cumuruxatiba são apenas alguns exemplos dos tesouros naturais encontrados na Bahia, repleta de locais de impressionante beleza.

Quando o assunto é vegetação, rios e quedas d’água, as opções também são fartas. A natureza imponente da Chapada Diamantina e os vales da cidade de Cachoeira são perfeitos para quem deseja curtir a viagem em meio a áreas de preservação ambiental e fauna e flora abundantes{

2. Aventura e esportes radicais

Se você não se contenta em apenas apreciar lindas paisagens e precisa sentir a adrenalina correndo pelo corpo, a Bahia também tem o que você procura.

A diversidade de cenários e ecossistemas encontrados em solo baiano dá ao estado uma vocação natural para o ecoturismo, e oferece aos praticantes de diversas modalidades estímulos visuais irresistíveis para a prática de esportes radicais em meio à natureza.

Algumas das alternativas são as trilhas em meio à Mata Atlântica, mergulhos arrebatadores nas águas litorâneas e a prática do rapel em belas cachoeiras, entre outras.

Leia também: O guia definitivo das 12 melhores atrações de Salvador

3. Grande variedade de programas culturais

Salvador (BA). Foto: Bento Viana

Visitar a Bahia é vivenciar a coexistência harmoniosa de culturas das mais variadas origens. A convivência entre europeus, indígenas e africanos deixou marcas profundas por todo o estado em aspectos como música, arquitetura, crenças e realizações artísticas e em geral.

Em Salvador, a capoeira, as construções do período colonial, os museus e o artesanato cheio de cores e vida — encontrado principalmente no Mercado Modelo — são algumas das heranças vivas dessa miscigenação.

Já no interior do estado, manifestações como a Festa de São João, as feiras de produtos típicos e as tradicionais celebrações religiosas dão aos turistas a noção do gigantesco patrimônio material e imaterial da Bahia.

Tamanha riqueza serviu de inspiração e é retratada em obras de artistas como o escritor Jorge Amado — cuja casa em Salvador está aberta a visitação —, o cantor e compositor Caetano Veloso e o cineasta Glauber Rocha, entre outros ícones da arte brasileira.

4. Experiências gastronômicas completas

Na foto: Acarajé da cira, Foto: Sebastião Bisneto I AG. ATARDE

Como não poderia deixar de ser, a mistura de povos e culturas presente na Bahia deixou sua marca também na culinária local.

Caracterizada pelos sabores fortes, a cozinha baiana tem uma forte influência africana, evidenciada em pratos como o acarajé, o abará, o caruru e o vatapá, algumas das iguarias mais famosas da região. Tudo preparado com bastante pimenta, leite de coco e azeite de dendê.

As receitas com frutos do mar também se destacam. A moqueca, o caranguejo e o camarão compõem os cardápios junto com sobremesas como o pé-de-moleque, o cuscuz e as saborosas cocadas.

Contudo, a variedade de ingredientes e temperos disponíveis torna possível a preparação de pratos capazes de agradar qualquer tipo de paladar. Os adeptos da culinária vegana, por exemplo, podem encontrar ótimos lugares para comer em cidades como Salvador, Porto Seguro e Ilhéus.

Seja qual for o objetivo da viagem, a Bahia é o destino certo. Cultura, aventuras, natureza, gastronomia e muitas outras atrações fazem do estado um lugar que deixa todos aqueles que o visitam com vontade de voltar sempre que possível. Portanto, se visitar a Bahia faz parte dos seus planos para o futuro, prepare-se desde já para viver experiências incríveis!

E você, já esteve na Bahia ou pensa em visitá-la no futuro? Conhece alguma cidade que não pode ficar de fora do roteiro? Deixe sua opinião, dicas e sugestões nos comentários abaixo e contribua com a nossa comunidade de viajantes!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.