Natureza, cultura e gastronomia: 5 cidades no interior de São Paulo para viver grandes experiências

Posted on

Quando pensamos sobre a vida em São Paulo, é inevitável que ideias ligadas ao estilo de vida na capital venham à mente. O trânsito intenso, os grandes edifícios e o grande fluxo de pessoas são características que tornam corrida e cheia de desafios a vida na maior cidade do Brasil.

Mas o que fazem os paulistas quando querem fugir da agitação e da correria típica dos grandes centros urbanos? Confira a seguir 5 cidades no interior de São Paulo que você pode visitar para viver grandes experiências.

1. Santana de Parnaíba

Fundada em 1.580 às margens do Rio Tietê, Santana de Parnaíba possui o maior conjunto arquitetônico preservado de São Paulo. São mais de 200 imóveis alguns com mais de quatro séculos de história —, entre casarões, sobrados e pequenas construções.

No Museu Casa do Anhanguera, móveis e objetos antigos convidam visitantes a viajar ao passado e conhecer os hábitos dos bandeirantes que se estabeleceram na região. Além disso, exposições de arte no Centro de Memória e Integração Cultural, visitas a igrejas e a deliciosa culinária local são alguns dos atrativos da charmosa cidade.

2. Brotas

Rafting Brotas

Localizada no centro do estado de São Paulo, a 240 Km da capital, Brotas se destaca pela grande variedade de atividades relacionadas ao ecoturismo e à aventura. São inúmeras trilhas, cachoeiras, nascentes e corredeiras ideais para a prática de esportes como rafting, arvorismo, rapel e trekking.

Para conhecer mais sobre a história e a cultura da cidade, a dica é passear pelo Museu do Café e pelos ateliês do centro. Não deixe ainda de contemplar a bela vista do céu de Brotas através dos telescópios do Centro de Estudos do Universo. Diversão garantida para pessoas de todas as idades!

Leia também: 7 cidades na Estrada Real que você precisa conhecer

3. São Roque

São Roque

São Roque é um destino imperdível para os apaixonados por vinho.

Nas estradas que dão acesso à cidade, vinícolas e adegas compõem a Rota do Vinho, roteiro no qual enófilos podem conhecer o processo de produção da bebida, aprender sobre harmonização, participar de degustações com profissionais e adquirir alguns rótulos exclusivos.

A gastronomia também é destaque. Com cardápios influenciados pela presença de imigrantes italianos e portugueses na região ao longo do século passado, os restaurantes de São Roque são perfeitos para aqueles que procuram experiências gastronômicas inesquecíveis.

4. Boituva

Boituva

Boituva é bastante popular entre turistas de várias regiões de São Paulo. Em busca de aventura e contato com a natureza, viajantes encontram na cidade atividades como paraquedismo, voos de parapente e passeios de balão com vistas espetaculares.

Nos momentos de tranquilidade, a dica é visitar o Museu do Tropeiro, caminhar pelo Parque Egídio Labronici e ver os animais e plantas do Parque Ecológico Eugênio Walter. Para os adultos, conhecer a produção da cachaça na Fazenda do Pinhal é uma ótima forma de saber como são obtidos os marcantes sabores locais.

Confira essa publicação: 5 destinos no Paraná para quem gosta de turismo de aventura

5. Embu das Artes

Embu das Artes

A apenas 27 Km da cidade de São Paulo, Embu das Artes oferece artesanato, programas culturais e espaços com muito verde. Isso explica por que milhares de casais, famílias e viajantes procuram a agradável estância turística para se divertir e aproveitar os momentos de lazer.

A Feira de Artes e Artesanato, o Museu do Índio, o Parque Francisco Rizzo e o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas são algumas das atrações que você deve conhecer no município um dos mais antigos do estado e berço de tradições que remetem à época em que a região era habitada por tribos indígenas.

E então, que tal começar a planejar a próxima viagem e incluir as cidades do interior de São Paulo no roteiro? Conhece algum outro lugar que nossos viajantes não podem deixar de conhecer? Deixe suas dicas e sugestões aqui nos comentários!

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.