Dicas para curtir o Carnaval de São Paulo

Posted on carnaval de são paulo

O carnaval de São Paulo é uma das maiores festas do mundo, com suas festas de rua, trajes extravagantes e música cativante que tomam conta do país.

A maior cidade do país, desenvolveu sua própria cultura carnavalesca. Com várias festas de rua temáticas, conhecidas como blocos, as ruas de São Paulo ficam cheias dessas celebrações.

Os blocos existem em muitas outras partes do país. Mas o que torna os blocos de São Paulo especiais é sua diversidade e variedade, especialmente quando se trata de música. Assim, os blocos vão desde samba, a axé e até mesmo o forró. Em São Paulo, é tudo permitido e tem tudo para ser o melhor carnaval do Brasil!

Sambódromo

carnaval de são paulo

A saber, o carnaval de São Paulo só começou na década de 1970. 

Sobretudo, as escolas de samba atraem grandes nomes da música e das estrelas da TV para ocupar seus carros alegóricos e recrutar talentos premiados entre os carnavalescos.

Assim, os desfiles acontecem todos os anos, com escolas de samba concorrentes e grupos organizados de participantes unidos sob um tema alegórico.

Cada bloco segue a mesma estrutura. Existe uma concentração, onde todos se reúnem e os carros alegóricos são montados, depois vem o desfile pelo Sambódromo, o estádio do desfile de Carnaval de São Paulo, enquanto milhares de foliões em plumas coloridas e lantejoulas deslumbrantes marcham, cantam e dançam. 

Leia também: São Paulo, o roteiro completo para você fazer na maior metrópole brasileira

As principais escolas de samba da cidade competem em duas noites no Sambódromo de São Paulo. O evento é transmitido nacionalmente no sábado e domingo de carnaval.

O Sambódromo de São Paulo, foi inaugurado em 1991 e comporta até 30.000 espectadores. Durante os desfiles, as escolas de samba são julgadas em diversas categorias, incluindo tema, trajes e organizações em geral durante seu passe de 45 minutos pelo estádio. 

Mas o Carnaval em São Paulo não é apenas sobre os desfiles no Sambódromo. Associações de moradores de bairro fazem festas que exibem foliões nos blocos de carnaval.

Blocos de carnaval

carnaval de são paulo

Blocos são muitas vezes espontâneos ou foliões marchando ao ritmo de sua própria bateria.

Um fato interessante é que as escolas de samba do Sambódromo evoluíram a partir desses pequenos blocos de carnaval de rua.

Durante todo o período de 5 dias do Carnaval, haverá um bloco ou dois, desfilando por São Paulo. 

Alguns dos mais conhecidos são os Acadêmicos do Baixo Augusta, Casa Comigo, Ritaleena, Sereianos, Monobloco, Bloco Bollywood, Espetacular Charanga do França, Tarado Ni Você e muito mais!

Onde comer ou beber no carnaval de São Paulo

carnaval

Bar Brahma

Este bar é localizado no cruzamento das avenidas Ipiranga e São João (a esquina mais famosa da cidade). Lá é servido uma das melhores cervejas de desde 1948. Então o melhor lugar para se refrescar e reabastecer durante o Carnaval com certeza é o Bar Brahma!

Bar Samba

O Bar Samba fica no coração da Vila Madalena. Aos sábados, você pode ir do almoço ao jantar e até os coquetéis de caipirinha. Aproveite a atmosfera do samba!

O do Borogodo

Aberto todas as noites, esse bar localizado na Vila Madalena atrai diversos públicos. É um ótimo lugar para festejar durante o período do Carnaval. Mas evite horários de pico, pois muitas vezes há apenas algumas mesas disponíveis.

Não perca: 5 cidades no interior de São Paulo para viver grandes experiências

Dicas para aproveitar o carnaval de São Paulo

  • Primeiramente, para aproveitar o carnaval de São Paulo, você deve comprar seus ingressos com antecedência para ter certeza de não perder a festa!
  • Fique atento a ao início da temporada de carnaval (as datas mudam a cada ano).
  • Mantenha-se hidratado e não procure o banheiro no último minuto! Pois longas filas podem surgir.
  • Use calçado confortável que proteja os seus pés (tênis sempre são uma boa opção).
  • Você pode usar transporte público (metrô ou ônibus) que é uma opção mais barata na maioria dos casos, ou aplicativos de transporte.
  • Beber é permitido nas ruas, por isso, se você não conseguir um lugar em um bar, você pode obter uma bebida e beber durante a curtição.

Um bom carnaval em São Paulo é uma experiência verdadeiramente inesquecível. Portanto, aproveite o seu carnaval ao máximo, explore o máximo de lugares e curta a diversidade!

Handreza Hayran
Licenciada em Computação pela UFRPE, atua como redatora e possui domínio na aplicação de técnicas de SEO, além da facilidade para se adaptar a diferentes linhas editoriais.