Porto Seguro revela os encantos do litoral brasileiro

Posted on Porto Seguro

Porto Seguro é um cartão-postal do Nordeste. O município fica no Sul da Bahia, está a 590 km de distância da capital Salvador e tem quase 147 mil habitantes.

A viagem produz uma experiência turística recompensadora para quem busca praias graciosas, contato com a natureza e o resgate da história do Brasil, pois a cidade possui o Marco do Descobrimento, que é um monumento português datado de 1503.

Porque ir a Porto Seguro

Porto Seguro não pode ficar de fora dos seus planos de viagem. Entre os destinos de sol e praia do Brasil, o município figura entre os primeiros colocados. O local oferece praias quase desertas, badalação noturna e passeios em família por ruas que testemunharam as histórias do Brasil Colônia.

Em Porto Seguro, é verão o ano inteiro. A água azul-esverdeada presente nos 85 km de praias protagoniza cenários encantadores, emoldurados por fileiras de coqueiros. Na noite, a diversão é garantida nos luaus dos quiosques mais badalados, com dançarinos de axé e forró.

Leia também: O guia definitivo das 12 melhores atrações de Salvador

Várias empresas oferecem passeios náuticos que possibilitam avistar as ilhas e as comunidades ribeirinhas. Também há opções de passeios de helicóptero que permitem uma visão panorâmica da região.

A mais bela visão está na Cidade Alta, que tem prédios que parecem ter saído dos livros de história. A cidade mãe do Brasil presenciou a chegada de portugueses no século 16. O primeiro monte avistado através das caravelas foi o Monte Pascoal, localizado a 62 km de Porto Seguro.

Quando ir

Quando se fala em Porto Seguro logo se lembra das férias. Mas, os meses em geral costumam ser quentes, com picos de 42 graus no verão e 25 graus no inverno.

A chance de chover é maior entre julho e agosto, portanto, se você quer aproveitar os dias ensolarados aproveite os demais meses. No período que vai de julho a outubro, os passeios de barco levam até os lugares mais propícios para observação de baleias jubarte.

O que levar

Se decidir fazer as malas e partir para Porto Seguro, escolha roupas frescas e calçados bem confortáveis. Devido à alta temperatura, pode chover e, portanto, não esqueça a sombrinha. Acompanhe nossas dicas do que levar para Porto Seguro.

– Vestidinhos, bermudas e regatas

– Chinelos, tênis macio e sandálias

– Boné, chapéu e outros acessórios

– Protetor solar e óculos de sol

– Garrafinha de água

O que fazer

Antes de escolher Porto Seguro para a sua próxima folga ou férias, dê uma olhada nas nossas dicas. Há opções de passeios na região, no centro histórico e nas praias. Preparado? Então, vamos lá.

Memorial da Epopeia do Descobrimento

Memorial da Epopeia do Descobrimento

Visitar o Memorial da Epopeia do Descobrimento é dar um salto na História do Brasil. O local guarda uma réplica da embarcação usada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação na descoberta do Brasil. O memorial conta ainda com um jardim com os principais exemplares da restinga. Alguns guias que atendem turistas no local são descendentes de índios pataxós.

Igreja Nossa Senhora da Pena

Igreja Nossa Senhora da Pena

Entre os imponentes prédios do centro histórico, na Cidade Alta, está a igreja de Nossa Senhora da Pena. Construído em 1535, o templo é um verdadeiro museu de arte sacra. No local, estão guardadas imagens de santos esculpidas nos séculos 16 e 17 e trazidas ao Brasil. Uma delas é a imagem de São Francisco de Assis, que foi a primeira a entrar no país.

Passarela do Álcool

Passarela do Álcool

A Passarela do Álcool, apesar do nome, é indicada para passeios com a família, inclusive com as crianças. No local, estão concentradas lanchonetes e barracas de artesanato. É o ponto mais popular de Porto Seguro, com muita música e dança. A dica é ir ao local depois das 20h e já emendar uma balada nas casas noturnas da região.

Trancoso

Trancoso

Aproveite que vai para Porto Seguro e dê uma esticadinha até o distrito de Trancoso, localizado a 77 km do município. O distrito fica meio isolado e, por muito tempo, foi uma pacata vila de pescadores.

Mas, a beleza selvagem das praias quase desertas levou muitos turistas e até celebridades ao local. A praia mais conhecida de Trancoso é a Rio da Barra, que tem quiosques com música ao vivo. O local mais aconchegante de Trancoso é o Quadrado, que é a praça central.

Praia do Espelho

Praia do Espelho

A somente 24 km do distrito de Trancoso fica a Praia do Espelho. O nome se deve ao reflexo do céu na água na maré baixa. A praia tem fama internacional por já ter sido citada em reportagens do jornal britânico The Guardian. A orla é estreita e as pedras enfeitam ainda mais o cenário. Para chegar ao local, é interessante contratar empresas de guiamento devido à dificuldade de acesso.

Ilha do Pirata

A Ilha do Pirata fica no Arraial D’Ajuda, ao Sul de Porto Seguro. Para chegar ao local, o trajeto é apenas por balsas e escunas. A ilha tem um núcleo de estudos ambientais, com viveiro de mudas típicas da região e grandes aquários com espécies como arraias. A atração noturna fica por conta dos bares e lanchonetes, com música ao vivo e luaus.

Caraíva

A beleza rústica da pequena vila de Porto Seguro está nas ruas de areia e nas casas simples dos ribeirinhos, que somam cerca de 1.000 habitantes. Há poucos anos, o vilarejo não tinha luz elétrica. Quando a energia foi instalada, a vila ganhou fiação subterrânea para ela não interferir na beleza cênica. O acesso ao local se dá através de balsa e canoa.

Onde comer

Peixes e frutos do mar são presença quase que obrigatória nos pratos da cozinha porto-segurense. Mas, a alta gastronomia e os pratos caseiros também atraem fãs. Siga nossas dicas de bons restaurantes em Porto Seguro.

Adega dos Lordes

O restaurante Adega dos Lordes fica na Estrada do Aeroporto, em Porto Seguro, e serve pratos requintados acompanhados por vinhos finos. O que chama a atenção no restaurante é a decoração em estilo medieval e o bom atendimento.

Aldeia Baiana

De frente pro mar, o Aldeia Baiana Bar e Restaurante é especializado em frutos do mar, com deliciosas moquecas e drinques exóticos. Com mesas na areia, o local fica na orla da Praia do Mucugê, em Arraial D’Ajuda, e tem espaço kids e música ao vivo.

Cabana Arapati

A Cabana Arapati é mais uma opção gastronômica na Praia do Mucugê, em Arraial D’Ajuda, em Porto Seguro. O restaurante garante animação com bandas de música ao vivo. A casa é especialista em petiscos, como tábua de frios e bolinho de bacalhau, com muita água de coco fresquinha.

Não percam: Viaje pelos sabores da culinária baiana

Silvana & Cia

Peixe na folha de bananeira é o prato mais pedido no Restaurante Silvana & Cia, localizado no distrito de Trancoso. O tempero regional faz a diferença na casa, que foi uma das primeiras a serem instaladas no distrito. O restaurante fica no famoso Quadrado, a praça central que virou ponto de encontro de turistas. Moqueca e sucos naturais também chamam a atenção no cardápio.

Como chegar

Quem sai do Norte ou do Sul, de carro, deve seguir pela rodovia BR-101 e depois pegar a rodovia BR-367, por Eunápolis, para chegar a Porto Seguro. Da capital de Salvador também saem ônibus de linha até Porto Seguro. A viagem leva 12 horas.

Outra opção é o transporte aéreo. Porto Seguro tem aeroporto, com voos nacionais e internacionais, e está localizado a apenas 5 minutos do centro.

Onde ficar

A rede hoteleira de Porto Seguro é bastante variada. Clique em algumas das opções abaixo para conhecê-las melhor.

Ficou em dúvida? Então, aproveite para pesquisar mais opções nos sites Booking, TripAdvisor e Airbnb.

Porto Seguro é um dos destinos mais procurados no turismo doméstico. Ficou interessado em conhecer as praias quase desertas, que mais parecem cenário de filme?

Ou você prefere roteiros culturais e pretende visitar Porto Seguro para mergulhar na história do Descobrimento?

Compartilhe sua opinião conosco, deixando seu comentário aqui embaixo.

Gizele Silva
Formada em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, e especialista em Mídia, Política e Atores Sociais. É produtora de conteúdo para web e redes sociais na área de turismo e empreendedorismo – https://linkedin.com/in/maria-gizele-da-silva-39935a110/.