Conheça 4 atrações turísticas de Sergipe

Posted on

Sergipe tem a menor área territorial entre todos os estados do Brasil. No entanto, a infinidade de experiências turísticas e belezas naturais que abriga fazem do estado um destino obrigatório para os amantes do sol, da natureza, dos passeios culturais e da boa comida.

Quer saber mais sobre este paraíso no nordeste brasileiro? Conheça 4 atrações turísticas em Sergipe que são ótimos motivos para arrumar as malas agora mesmo!

1. Museu da Gente Sergipana

Museu da Gente Sergipana

Localizado em Aracaju, o Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda foi inaugurado em 2011 e é do tipo multimídia, com exposições e estrutura totalmente adaptados à era digital.

Há também espaço para mostras tradicionais, com ricos acervos materiais que expressam a cultura do povo sergipano. O local é perfeito para conhecer de perto as raízes dos imigrantes que povoaram Sergipe e a grande influência que exercem sobre o artesanato e a culinária da região.

O histórico edifício que hoje abriga o museu foi inaugurado em 1926 pelo presidente da província de Sergipe à época, Graccho Cardoso, e nele funcionava o Colégio Atheneu Dom Pedro II. Anos mais tarde, o Museu da Gente Sergipana passou a realizar suas exposições no local e tornou-se uma das mais importantes experiências culturais de Sergipe.

2. Cânions de Xingó

Cânions de Xingó

Obra-prima da natureza, os Cânions de Xingó ficam na cidade de Canindé, na divisa de Alagoas e Sergipe. As imponentes formações rochosas são percorridas pelas águas do rio São Francisco, um dos maiores do Brasil.

A beleza natural do rio e as imensas pedras contrastam com a seca do sertão nordestino, formando uma paisagem de beleza indescritível. Não por acaso, este é um dos destinos mais procurados em Sergipe, fato que ajudou a desenvolver uma boa infraestrutura para turismo no local.

Barcos para passeio, restaurantes e hotéis são facilmente encontrados na região. Para conhecer e apreciar toda a arquitetura natural dos cânions há diversas opções de passeios. Uma coisa é certa: fazer esse percurso é viver a essência do turismo de experiências em grande estilo!

3. Orla de Atalaia

Orla de Atalaia

A Orla de Atalaia se estende por várias praias em Aracaju. Ao longo de sua extensão estão reunidas inúmeras atividades interessantes, como pedalinho, pista de skate, muro de escaladas, campos de futebol, parquinhos e área para ginástica.

No meio do percurso, você poderá visitar o Oceanário do Projeto Tamar, reduto de estudo e preservação das ameaçadas tartarugas marinhas.

Há ainda diversos quiosques, bares e estabelecimentos para entretenimento. No trecho final da Orla de Atalaia fica localizada a Passarela do Caranguejo, área que reúne restaurantes com os melhores sabores da culinária nordestina.

4. Praia do Saco

Praia do Saco

Uma experiência cultural em Sergipe não é completa sem um banho em uma de suas belas praias. Situada no sul do estado e considerada uma das melhores do litoral sergipano, a Praia do Saco é uma excelente escolha para isso.

Curta em sua extensão, suas águas de tonalidade esverdeada são bastante limpas e claras, e o passeio de buggy pelas dunas é a oportunidade ideal para apreciar o visual surpreendente e desfrutar a agradável brisa litorânea.

Na orla da Praia do Saco há um bom número de restaurantes e pousadas que oferecem pratos variados. Dica: experimente o preparado de caranguejo, tradicional ingrediente da cozinha sergipana.

Bateu a vontade de conhecer as experiências culturais e as maravilhas da natureza que Sergipe tem a oferecer? Deixe um comentário e aproveite para conhecer alguns dos principais destinos do Rio Grande do Norte, outro belo estado da região nordeste do Brasil!

Felipe Paciullo
Formado em jornalismo, é especializado em redação e produção de conteúdo para web, com foco em SEO. Suas áreas de escrita são principalmente ciclismo, gastronomia, vinhos, e saúde e bem-estar. No Experiências Brasil, somou esses conhecimentos e escreveu nas área de viagens e turismo – https://www.linkedin.com/in/felipe-paciullo/