Imagine um destino com belas praias e ilhas paradisíacas praticamente inexploradas. Acrescente ao cenário montanhas, grutas e cavernas fascinantes, além de cachoeiras, rios e matas de incrível beleza.
Um verdadeiro paraíso para os amantes do turismo de aventura, não é mesmo?
Pois saiba que o Paraná, estado da região sul do Brasil, possui todas essas paisagens. Por lá, atividades como cicloturismo, rapel, caminhadas, escaladas e rafting, entre outras, têm atraído para a região muitos adeptos das atividades praticadas na natureza.
Se você faz parte desse grupo de aventureiros, confira a seguir 5 destinos no Paraná que você não pode deixar de conhecer:
1. Litoral paranaense
Indicado para aqueles que desejam curtir o mar e tomar um banho de sol na praia, o litoral paranaense também é perfeito para diversas atividades relacionadas ao turismo de aventura.
Na região, é possível pedalar por pontos cheios de história, como a Cachoeira do Cedro, a Ilha das Peças e a Ilha do Mel — local indicado também para quem gosta de fazer caminhadas tranquilas, uma vez que o tráfego de veículos motorizados é proibido.
Na cidade de Morretes, montanhas e paredões ideais para a prática do montanhismo e do rapel fazem a alegria dos viajantes mais destemidos. A cidade conta ainda com charmosas construções em estilo colonial e excelente gastronomia.
Já em Antonina, além de excursões e escaladas nas montanhas, o rafting no Rio Cachoeira é o grande destaque. Para relaxar, a melhor pedida é o passeio de barco pelas ilhas da região.
2. Rotas do Pinhão
As Rotas do Pinhão têm o espeleoturismo como um de seus maiores atrativos. A dica para os adeptos desse tipo de aventura é visitar grutas e cavernas no Parque Estadual de Campinhos, em Tunas do Paraná, e no Parque Municipal Gruta de Bacaetava, em Colombo.
Se a ideia é caminhar em áreas de belas matas preservadas, inclua no roteiro o Caminho de Itupava, em Quatro Barras, trilha aberta no século XVII por indígenas e trabalhadores da mineração.
Nas cidades de Tijucas do Sul e Piraquara é possível praticar atividades de montanhismo, enquanto Campo Largo e Cerro Azul oferecem corredeiras adequadas para o rafting.
3. Campos Gerais
Antigo caminho de tropeiros que rumavam do sul para o estado de São Paulo, os Campos Gerais se caracterizam por oferecer paisagens que convidam à contemplação e à aventura, como reservas ecológicas, planaltos e parques naturais.
Ponta Grossa, uma de suas cidades mais conhecidas, abriga a Caverna Olhos D’água e o Parque Estadual Vila Velha, local propício para agradáveis caminhadas organizadas por empresas locais.
Em Tibagi, as dicas são o rafting no Rio Iapó, as trilhas no Salto da Rosa e no Parque Estadual do Guartelá, além da apreciação de monumentais estruturas geomorfológicas na Reserva Itatyba.
4. Terra dos Pinheirais
Distante aproximadamente 210 Km de Curitiba, Prudentópolis tem cascatas, cânions e mirantes com vistas esplêndidas. Fazem parte da lista de atividades à disposição na cidade o arvorismo, a escalada, o rapel e as trilhas.
Algumas dessas modalidades podem ser praticadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Ninho do Corvo. Entre as possibilidades estão o trekking e tirolesa — com direito a banho de cachoeira no final.
5. Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu
Se você adora cenários grandiosos, o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, é a escolha certa. Na área — protegida e dirigida pelo Instituto Chico Mendes —, além de visitar as famosas Cataratas do Iguaçu, é possível fazer caminhadas, pedalar e praticar rapel, arvorismo e escalada.
O rafting no Rio Iguaçu também faz parte da lista de opções, que inclui ainda o passeio conhecido como Macuco Safari, durante o qual visitantes podem navegar em uma embarcação pelas Cataratas e ver de perto todos os detalhes dessa maravilha da natureza.
Gostou das dicas? Já esteve em algum desses lugares? Deixe seu comentário!