5 atividades para os amantes da aventura em Capitólio, Minas Gerais

Posted on

Capitólio, pequena cidade do sudoeste mineiro situada a 280 km de Belo Horizonte, é um daqueles lugares onde extremos aparentemente inconciliáveis se encontram para dar um charme único e especial ao lugar.

Com 8.000 habitantes e  jeito de vilarejo, o município exala por suas ruas o pacato estilo de vida interiorano. No entanto, nem só de calmaria vive Capitólio, já que outra característica regional muito forte também pode ser facilmente identificada na atmosfera da cidade: o enorme potencial para a prática de esportes de aventura.

A localização privilegiada — entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas — confere a toda a região enormes atrativos para os adeptos do ecoturismo. São belezas naturais como trilhas, cachoeiras e cânions deslumbrantes, cenários perfeitos para a prática de inúmeras atividades ao ar livre.

Gosta de esportes radicais e está procurando o destino da próxima viagem? Confira a seguir 5 atividades ideais para os amantes da aventura em Capitólio e comece a fazer as malas:

1. Mergulho

O Lago de Furnas, também conhecido como “Mar de Minas”, possui águas perfeitas para mergulhos técnicos e recreativos. Observar os peixes e as formações rochosas abaixo da superfície é uma experiência incrivelmente revigorante.

Em alguns pontos do lago a profundidade chega a 90 metros e é possível ver embarcações submersas, pontes e ruínas de cidades inundadas para a construção da hidrelétrica de Furnas.

Vale destacar que esse tipo de procedimento deve sempre ser feito com acompanhamento de profissionais e muita segurança.

2. Rapel

Paredões servem para a prática do rapel na região dos Canyons, em Capitólio (MG) (Foto: Diego Lima)

Os paredões naturais da região são ideais para a prática do Rapel, com algumas fendas que chegam a ultrapassar os 70 metros de altura. Delas é possível ter lindas vistas do Lago de Furnas e de algumas das cachoeiras localizadas nas proximidades.

Portanto, se a ideia é praticar Rapel com paisagens de imensa beleza como plano de fundo, visite Capitólio e prepare-se para um final de semana com muitas aventuras!

3. Pêndulo

O Pêndulo é um esporte que desafia a gravidade. Na modalidade, o participante pula de uma ponte amarrado a uma corda e, após alguns instantes de queda livre, balança por baixo da construção até ganhar altura novamente. O ciclo se repete até que a velocidade seja totalmente reduzida.

Em Capitólio, o ponto mais famoso para a prática do Pêndulo é a ponte sobre o Rio Turvo, distante cerca de 25 km da cidade. Emoção garantida!

4. Trekking

Os praticantes do Trekking encontram em Capitólio um verdadeiro paraíso. Travessias de todos os tipos que passam por lindos mirantes e cânions são apostas certeiras para os fãs das caminhadas ecológicas. Entre as mais famosas estão a Trilha do Sol e a Trilha do Morro do Chapéu.

Além de sua própria beleza, os caminhos em meio à vegetação também levam a lindas cascatas, cachoeiras e piscinas naturais de água cristalina ideais para um mergulho. Chance de entrar em sintonia com a natureza e refrescar corpo, mente e alma.

E não se esqueça: use protetor solar!

5. Mountain Bike

Próximo de Capitólio, Minas Gerais (Foto: Helio)

As notícias também são boas para os que preferem pedalar, pois as trilhas de Capitólio são perfeitas para a prática de Mountain Bike. Desbravar as nascentes, ver os animais silvestres e apreciar a flora da região são alguns dos atrativos para os ciclistas que se aventuram pelo local.

Devido a seus grandes atrativos, a cidade já sediou campeonatos da modalidade, organizados pela Prefeitura em parceria com a Federação de Ciclismo de Minas Gerais.

Passar um final de semana em Capitólio é uma experiência completa. A cidade representa a mistura perfeita que somente Minas Gerais pode oferecer: lindas paisagens, ambiente acolhedor e aventuras repletas de emoção. Isso sem falar na estupenda culinária local e no simpático povo mineiro.

Por esses e outros motivos, é uma viagem que vale muito a pena.

Deixe nos comentários suas dicas de programas imperdíveis para os amantes da aventura na região. Conheça também um pouco mais sobre o voo de parapente no Topo do Mundo, outra atividade que encanta os apaixonados por esportes radicais.

Marco Dantas
Graduado em Administração de Empresas na UNA-BH em 2012, e atualmente fazendo a segunda graduação em Ciências Econômicas na UFMG. Possui experiência em empresas de portes e ramos variados, tendo atuado nos setores comercial, administrativo e financeiro. Nos últimos três anos está atuando como redator e revisor criativo no Experiências Brasil.